Tite explicou após o empate por 0 a 0 com o Palmeiras que não começou com Pedro e De la Cruz por conta de recomendação do departamento de saúde e alto rendimento do Flamengo . O treinador foi além e relatou que outros três atletas "estavam em (sinal) amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes". São eles Erick Pulgar, Ayrton Lucas e Luiz Araújo.
Dos cinco citados, Pulgar é quem tem a maior sequência como titular. A última vez que saiu do banco e entrou no decorrer da partida foi em 10 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda. Depois disso, foi desfalque contra Bangu e Boavista por conta de uma lesão no quadríceps.
- Eu estava pedindo para chamar o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) porque ele tem detalhes específicos da área que são científicos, que não é da vontade do técnico. A vontade do técnico é competir todos os atletas e colocar. Mas tem alguns atletas com seis ou sete jogos seguidos. Aí o departamento médico diz: "A nossa posição é de cuidados". Hoje especificamente tínhamos Pedro, Nico, Ayrton, Erick Pulgar e Luiz Araújo, que estavam em (sinal) amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes. E aí você pode perder jogador para seis ou sete jogos - disse Tite.
Pulgar se recuperou, voltou no Fla-Flu (2x0) da Taça Guanabara e daí em diante foi titular nos 11 jogos disputados pelo Flamengo . Como é jogador de características únicas dentre os volantes do plantel e considerado peça imprescindível por Tite, geralmente joga os 90 minutos. Para se ter uma noção, ele só foi substituído quatro vezes dentro do recorte citado.
O fato de atuar de área a área, jogar verticalmente e não se limitar a passes laterais acaba fazendo com que Tite não o poupe. Mas, conforme relatado pelo treinador, o momento de descansá-lo se aproxima.
Dos cinco jogadores citados por Tite dentre os que estavam em sinal amarelo ou vermelho em relação a riscos, todos descansaram recentemente. Pulgar é a exceção.
Pedro tinha sequência maior que Pulgar e vinha de 12 jogos consecutivos como titular, mas Tite resolveu iniciar o duelo com o Palmeiras com Carlinhos no comando do ataque. O camisa 9 entrou após o intervalo.
De la Cruz, que também começou no banco e entrou somente aos 31 minutos da etapa final, ficou fora do jogo com o Millonarios por causa de uma virose. Em seus últimos 10 jogos como titular, foi substituído em oito.
Ayrton Lucas, com um reserva de nível semelhante, foi poupado contra o Madureira e ficou no banco por 90 minutos. Diante do Millonarios, entrou aos 37 minutos do segundo tempo. Luiz Araújo recentemente começou no banco também na partida diante dos colombianos e contra o São Paulo.
Apesar de toda a importância que adquiriu no elenco desde a chegada de Jorge Sampaoli, Erick Pulgar tem chance de ser poupado contra o Bolívar, quarta-feira, na altitude de La Paz. Os treinos de segunda e terça-feira trarão a resposta.
Assista: tudo sobre o
no ge, na Globo e no sportv