Cinco motivos para a torcida do Flamengo confiar na classificação contra o Palmeiras

A derrota para o São Paulo no último sábado custou a liderança no Campeonato Brasileiro, mas não deve virar motivo de preocupação para a Copa do Brasil. O Flamengo vira a chave para um torneio em que tem condições muito favoráveis para avançar às quartas de final (mesmo com o desfalque de peso de De la Cruz), e elas não se limitam à vitória por 2 a 0 da semana passada, no Maracanã.

1) Flamengo não tomou três gols num jogo em 2024

Para ser eliminado no tempo normal, o Flamengo precisa perder por três gols de diferença. É importante destacar, porém, que o time de Tite sequer sofreu três gols num jogo na atual temporada.

Apenas Botafogo, Bolívar, Juventude e Fortaleza conseguiram fazer no máximo dois gols no Flamengo em 2024. Se o Palmeiras conseguir dois de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis.

Os únicos times que conseguiram fazer três gols no Flamengo de Tite foram Grêmio (3 a 2) e Atlético-MG (3 a 0), mas ambos os jogos aconteceram no ano passado.

Tite orienta o Flamengo no Maracanã — Foto: André Durão / ge

2) Fla nunca perdeu no Allianz com grama sintética

O Flamengo é um dos clubes que mais protesta contra o gramado sintético. O vice de futebol Marcos Braz já deu inúmeras entrevistas em que cita os riscos oferecidos aos atletas nesse tipo de campo. Mas, em termos de resultados, os rubro-negros também não têm o que temer.

Desde que a grama sintética foi inaugurada no Allianz Parque, em 2020, o Flamengo não perdeu nenhum dos cinco jogos de lá para cá. Aliás, na casa do Palmeiras, o Rubro-Negro não é derrotado desde 2017. Em 2018 e 2019, ainda com grama natural, um empate por 1 a 1 e uma vitória por 3 a 1.

3) Pedro é carrasco do Palmeiras

Destaque absoluto do Flamengo em 2024, a volta de Pedro é a boa notícia desta quarta-feira. O atacante tem 29 gols em jogos oficiais na temporada (mais dois em amistosos), e quando ele enfrenta o Palmeiras se transforma.

Pedro tem média impressionante no confronto jogando como titular: em sete partidas, ele marcou sete gols. O Palmeiras é a maior vítima do camisa 9 do Flamengo ao lado do Athletico-PR.

4) Mais de 50% de aproveitamento fora do Maracanã no ano

Embora tenha no Maracanã um de seus grandes aliados, o Flamengo não tem problemas para conseguir pontos jogando fora dele.

Em 2024, jogou 20 partidas em outros estádios, com nove vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento é de 56,6%, com 34 pontos conquistados de 60 possíveis.

Vitórias: 9

Empates: 7

Derrotas: 4

5) Sete anos seguidos passando as oitavas de final

Tetracampeão da Copa do Brasil, o Flamengo não costuma queimar a largada na competição. Desde 2017, o time sempre passa das oitavas de final. A última eliminação precoce aconteceu em 2016, após duas derrotas por 2 a 1 para o Fortaleza na segunda fase.

Em 2017, o Flamengo foi finalista e perdeu para o Cruzeiro. Em 2018, caiu na semifinal. Em 2019 e 2020, foi eliminado nas quartas. Em 2021, voltou a perder na semifinal. Em 2022, conquistou o tetra e no ano seguinte acabou perdendo a final para o São Paulo.

Diego taça troféu Copa do Brasil 2002 Flamengo campeão — Foto: Sergio Moraes/Reuters

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte