No próximo domingo (21), Flamengo e Internacional se enfrentam no Maracanã na partida que está sendo vista como uma verdadeira final dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro . Caso o Colorado vença, fica com o título. Se o Rubro-Negro vencer, toma a liderança a uma rodada do fim da competição.

Por isso, o ESPN.com.br listou cinco fatores que mostram o confronto decisivo entre Rubro-Negros e Colorados como um dos maiores jogos dos últimos anos no Brasileirão.

Fla querendo repetir 2009

Caso o Flamengo vença o Internacional, irá assumir a liderança da competição a uma rodada do fim do campeonato. Tal feito pode repetir 2009, quando o Rubro-Negro também assumiu a ponta do torneio nacional na 37ª rodada.

Na ocasião, os comandados por Andrade venceram o Corinthians por 2 a 0, em São Paulo, enquanto contaram com a ajuda do Goiás , que venceu o São Paulo , por 4 a 2, no Serra Dourada.

Inter quer sair da 'seca' de 41 anos

Se o Flamengo busca repetir o feito de 2009, o Internacional busca levantar a taça que não conquista desde 1979. Naquele ano, a 'máquina' colorada, que contava com Mauro Galvão, Paulo Roberto Falcão, Batista, Mário Sérgio e companhia, venceu o Vasco na final e conquistou o tricampeonato de forma invicta.

Abel Braga: da demissão à possibilidade de ser campeão em cima do Fla

2019 foi um ano mágico para o Flamengo com a conquista do Campeonato Brasileiro e da Conmebol Libertadores . E ele começou com Abel Braga no comando. No entanto, por conta das críticas da torcida e alegação de isolamento interno, o treinador pediu demissão após apenas cinco meses no cargo.

De lá para cá, trabalhos curtos em Vasco e Cruzeiro até retornar ao Inter após a saída de Coudet. No Colorado, foi fundamental para a arrancada no Campeonato Brasileiro e pode ser campeão, neste domingo, em cima do ex-clube.

Grandes confrontos em um passado recente

Entre 2018 e 2020, grandes confrontos marcam as partidas entre Flamengo e Internacional. Ao todo, três vitórias rubro-negras, duas vitórias coloradas e dois empates.

Dos jogos mais marcantes, o do primeiro turno do Brasileirão em 2019, que ficou marcado pela vitória do Inter e a polêmica declaração de Abel Braga, ainda como técnico do Fla, os das quartas de final da Conmebol Libertadores de 2019, em que o clube carioca se classificou no Beira-Rio , e o do primeiro turno da atual edição do Brasileirão .

Título inédito a ser conquistado fora do Beira-Rio

A torcida do Internacional tem o orgulho de dizer que o clube é 'campeão de tudo'. Mas, caso venha a conquistar a atual edição do Brasileirão, o Colorado quebrará uma marca histórica: vencer um título longe dos seus domínios.

Até hoje, todas as conquistas do clube gaúcho, sejam nacionais ou internacionais, foram asseguradas no Beira-Rio.

O Flamengo é segundo colocado no Brasileiro, com 68 pontos, um atrás do líder Internacional. Até por isso, o jogo é uma verdadeira final. Caso vença o Colorado no domingo, o time vai precisar apenas vencer o São Paulo no Morumbi para conquistar o octacampeonato brasileiro sem depender de outro resultado.

Um empate obrigaria o Rubro-Negro a vencer o rival paulista e torcer para que o Colorado não vença o Corinthians em Porto Alegre. Na hipótese de uma vitória gaúcha no domingo, os gaúchos já levantariam a taça.