Neste domingo de Páscoa o chocolate do qual o Gato Mestre vai falar é outro. Fizemos o levantamento de qual time mais vezes goleou o adversário desde 31 de março de 2024 (domingo de Páscoa passado) e três equipes empataram na primeira colocação: Flamengo , Fortaleza e Sport . Cada uma delas distribuiu chocolate seis vezes aos oponentes.
Entre os times, há a diferença das competições disputadas e até mesmo a quantidade na goleada. Se houvesse um saldo de gols marcados, o Flamengo estaria na frente, com 31, seguido do Fortaleza com 29 e do Sport com 26.
O número de goleadas aplicadas pelos líderes é menor do que o medido pelo ge em 2024 . Na ocasião, Bahia e Palmeiras estavam empatados com oito goleadas cada. Dessa vez, eles estiveram a uma de ficar na liderança. O Juventude , por outro lado, foi o único time da Série A que não alegrou seus torcedores com uma goleada no período.
Flamengo goleia o Juventude no Brasileirão — Foto: Gilvan de Souza/CRF
- 🍫🍫🍫🍫🍫🍫Flamengo, Fortaleza e Sport;
- 🍫🍫🍫🍫🍫 Atlético-MG , Bahia, Ceará e Palmeiras;
- 🍫🍫🍫🍫 Botafogo , Grêmio e Vitória ;
- 🍫🍫🍫 Corinthians , Fluminense , Mirassol e Santos ;
- 🍫🍫 Vasco ;
- 🍫 Bragantino , Cruzeiro , Internacional e São Paulo .
O ge considera goleada as vitórias com três ou mais gols de diferença a partir de 4 a 1. Ou seja, 3 a 0 não entra como chocolate neste levantamento feito pelo Gato Mestre*.
Se contássemos apenas as goleadas de 2025, para indicar quem está numa fase boa, teríamos três times empatados na primeira colocação com quatro chocolates: Bahia (dois na Copa do Nordeste e dois no Baiano), Flamengo (3 no Carioca e 1 no Brasileiro) e Vitória (todos no Baiano).
Quando o assunto é goleada sofrida, o equilíbrio é maior. Os três times citados acima levaram dois chocolates no período do levantamento e são os líderes nesse quesito. No levantamento anterior o Vasco também ocupava essa colocação, mas estava sozinho.
Botafogo, Ceará, Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos e Vitória podem se gabar de não terem sido goleados. Já Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Mirassol, São Paulo e Sport foram goleados uma única vez.
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavone, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Rodrigo Breves e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Paulo Pestana e Vitor Patalano.