Antes mesmo da bola rolar para o clássico com o Botafogo o Flamengo já enfrentava situações de aparente tensão. Na mais destacada delas, o ônibus da delegação se atrasou para chegar no Nilton Santos e o clube pediu ao delegado da partida o adiamento do início.
A CBF autorizou que a partida, marcada para 21h, tivesse seu começo postergado em dez minutos. Ainda assim, os dirigentes rubro-negros acharam pouco.
Normalmente, os ônibus das delegações chegam ao estádio com 1h30m de antecedência. É o tempo para que o time chegue, aqueça e faça a preleção sem pressa. Mas o veículo rubro-negro perdeu tempo demais com o trânsito a caminho do Nilton Santos.
Para completar, na chegada do time foi possível ver um distanciamento de Gabigol dos demais atletas do elenco. A observação foi feita pelo repórter do Sportv Marcelo Courrege. O camisa 10 saiu do ônibus mais de um minuto depois que seus companheiros, que, ao contrário dele, entraram todos próximos.
A cena chama a atenção por ocorrer numa semana marcada pela festa de aniversário de Gabigol. O atacante comemorou seus 27 anos com um grande evento na última terça-feira. Apenas parte dos jogadores do elenco do Flamengo compareceu; ninguém da diretoria ou da comissão técnica foi ao evento.
Alguns torcedores compareceram em frente à casa de festas e fizeram um protesto. Além de estenderem uma faixa e terem gritado palavras de ordens, o grupo atacou alguns carros. Na chegada, os jogadores Pulgar e Léo Pereira tiveram seus veículos vandalizados, mas não se feriram.
A repercussão negativa se deveu ao fato de o Flamengo viver uma temporada de insucessos. No dia seguinte à festa, Gabigol curtiu postagens que criticavam a diretoria do Flamengo. Neste sábado, ele iniciará o clássico no banco de reserva.