A gestão do Flamengo para o próximo triênio (2024 - 2026) só vai iniciar os trabalhos na virada do ano. Mesmo assim, o novo presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, anunciou o Conselho Diretor após a cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira. Serão 14 Vice-Presidentes, uma redução de quatro em relação ao formado pelo último mandatário, Rodolfo Landim.
- NBA: LeBron James bate recorde de lenda do torneio e alcança marca histórica no Los Angeles Lakers
- "Não olharia tanto tempo nem para minha mulher": Encarada de 10 minutos entre lutadores de boxe viraliza nas redes
A grande mudança prometida por Bap é no papel nas vice-presidencias, que não terão o mesmo protagonismo no dia a dia do rubro-negro. A ideia é que funcione como um conselho de uma empresa sem designados especificamente dentro de três meses. Assim, todos podem colaborar nos mais diversos temas com sua experiência profissional. Segundo ele, essa é uma maneira de profissionalizar todas as áreas do clube, sem desrespeitar o estatuto, que determina a obrigatoriedade da função.
Durante toda a campanha, o discurso da Chapa 1 "Raça, Amor e Gestão", era de um Conselho Diretor formado por profissionais renomados do mercado de trabalho. Com diversos nomes de respeito, a definição dos integrantes do grupo animou os torcedores. Veja quem são eles:
VP de Procuradoria-Geral: Flavio Wileman
Flavio Wileman é doutor em Direito, Instituições e Negócios pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, exerce o cargo de procurador do Estado do Rio de Janeiro e é sócio da Araújo Wileman, Vieira & Perseu Advogados Associados. Ele está na sua segunda passagem pelo Conselho Diretor do Flamengo: foi o VP jurídico nas duas gestões de Eduardo Bandeira de Mello, entre 2013 e 2018.
VP das Finanças: Claudio Pracownik
Claudio Pracownik é formado em Direito e possui uma vasta experiência empresarial. Desde fevereiro de 2024, é CEO da Américas Trading Group (ATG), empresa carioca que deseja realizar uma nova bolsa de valores no Brasil. Assim como com o Willeman, esteve no Conselho Diretor dos seis anos da gestão Bandeira de Mello, tendo passado por algumas Vice-Presidências, como Finanças, Marketing, Administração e Planejamento.
VP de Tecnologia da Informação - Fábio Coelho
Talvez o nome que mais tenha animado os rubro-negros, Fábio Coelho é o atual diretor geral da Google Brasil. Ele é formado em Engenharia Civil e possui MBA em marketing e planejamento estratégico na UFRJ. Também fez pós-graduação em Administração de Empresas na Universidade de Harvard. Antes da empresa americana, esteve em outros cargos renomados, como na presidência da LG e na direção de Marketing da PepsiCo, por exemplo.
VP de Administração: Marcos Motta
A presença de Marcos Motta no Conselho Diretor surpreendeu positivamente aos rubr-negros. Sócio-fundador da Bichara e Motta Advogados, Marcos tem pós-graduação em Direito empresarial contemporâneo, e outras duas formações de respeito na Espanha e Inglaterra. Atua no mercado esportivo desde 1997, quando foi diretor e representante internacional do Flamengo. Ele prestou assessoria jurídica em algumas das maiores operações do mercado esportivo mundial, como a transferência de Neymar ao PSG.
VP de Patrimônio: Rodrigo Tostes
VP de finanças na primeira gestão de Bandeira, e na segunda de Landim, Rodrigo Tostes é formado em direito e ex-aluno da Stanford Graduate School of Business e Harvard Business School. Atualmente, é diretor financeiro da Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, e participou do conselho de administração de empresas como a CEDAE. . Ele havia sido chamado para ser o CEO da próxima gestão, mas recusou por motivos profissionais.
VP de Marketing e Consulados e Embaixadas - Ricardo Hinrichsen
Ricardo Hinrichsen é executivo sênior com carreira construída na indústria de esporte e entretenimento. Especialista em planejamento, desenvolvimento e venda de patrocínios, parcerias comerciais e novos negócios, foi o responsável por adaptar para o Brasil o conteúdo de marketing do curso oficial de pós-graduação da FIFA. Ele volta a ocupar a pasta de marketing, depois de 15 anos: foi entre 2006 e 2009.
VP de Futebol profissional e base - Fábio Palmer
Fábio Palmer é economista de formação com MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ e MBA em Derivativos pela FGV/RJ. Atua no setor corporativo há mais de 30 anos, com atuação em Recursos Humanos e Finanças, além de parcerias estratégicas na Europa. Também é CEO do Grupo Seres desde 2005, tendo atuado como diretor financeiro da Seres Consultoria. Também é gestor de fundos na USB Asset Management e operador de mesa em instituições financeiras.
VP de Patrimônio Histórico: José Antônio da Rosa
José Antônio da Rosa é um nome de muita experiência em gestão empresarial e no setor fitness. Com mais de 50 anos na área, foi superintendente do Banco do Estado do Rio de Janeiro, sócio-fundador da Bodytech e Smart Fit Rio. Atualmente, atua como sócio proprietário e CEO da DNA Experience.
VP de Planejamento - Sérgio Bessa
Sérgio Bessa é administrador com MBA em Administração e Finanças, e complementação em Ohio. Mestre em Direito Empresarial, com especialização em Concorrência e Regulação de Mercado é, atualmente, Conselheiro Fiscal do Banco SAFRA e Alliança Saúde. Ele já foi coordenador da FGV Projetos, atuando na elaboração de Pareceres contábeis, econômicos e financeiros em processos judiciais e de arbitragens. Também realizou consultoria de gestão em empresas privadas.
VP de Gabinete da Presidência: Pedro Iootty
Pedro Iootty é Engenheiro formado pela UFRJ, espacializado em engenharia econômica e em desenvolvimento econômico e social na instituição, além de mestre em Gestão Internacional pela Lancaster University (Inglaterra). Funcionário do BNDES há mais de 20 anos, ocupou diversas posições executivas e atualmente é assessor sênior da diretoria do banco. Ele fez parte da gestão que transformou o Flamengo e escreveu o livro sobre ela:"Paixão e Sucesso".
VP de Relações Externas - Carlos Peixoto
Carlos Peixoto está no quadro associativo do Flamengo desde 1962, e possui mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro e gestão empresarial. É sócio-diretor da Integral Sports, desde 2001. Mas já atuou como sócio-diretor da Integral Corretora de Títulos e Valores Mobiliários e como Agente autônomo no mercado financeiro entre 1991 e 1994. Esta é sua segunda passagem como vice-presidente da pasta. A primeira foi em 1993.
VP de Esportes Olímpicos e Remo: Edson Figueiredo Menezes
Edson Figueiredo Menezes é um economista foramdo na Universidade Gama Filho. Ele atuou no Banco Brascan e passou por diversas instituições financeiras como Fundação Refer, Pecvs Corretora e Prosper Corretora. Ainda foi conselheiro e presidente da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Atualmente, é dono de uma empresa de consultoria, onde oferece soluções estratégicas para empresas.
VP de Responsabilidade Social: Ricardo Campelo de Almeida
Ricardo Campelo volta a ocupar a pasta de Responsabilidade Social e Cidadania em que estava na gestão Landim. Ele havia pedido dispensa, neste ano, para apoiar a candidatura de Bap. Campelo é um experiente executivo com extensa trajetória no mundo corporativo.
VP de Secretaria Geral - Fabio Domingos da Costa
Fábio Domingos da Costa tem muita experiência na área de segurança. Já atuou como Agente Especial da Polícia Federal por mais de 20 anos e foi Oficial do Exército Brasileiro por um. No setor privado, foi consultor nas áreas de segurança eletrônica, comunicação e varejo, assessorando redes de supermercados e empresas. Também já foi chefe de gabinete na Câmara de Vereadores de Niterói e Secretário Municipal de Políticas de Drogas.