Ceni encara Fortaleza pela 1ª vez para vencer 5ª seguida e pressionar SPFC

A palavra fortaleza, de acordo com o dicionário, tem significados como "lugar protegido e fortificado" e "sensação de segurança". Por algum tempo, o Fortaleza , clube da capital cearense, representou isso para o técnico Rogério Ceni. Hoje no Flamengo , o treinador volta à Arena Castelão e encara o time onde ganhou projeção nacional à beira do gramado, conquistou títulos, caiu nas graças da torcida e entrou para a galeria de ídolos.

Esta, inclusive, será a primeira vez que Ceni estará em lado oposto ao Leão do Pici, de onde se despediu para acertar com o Rubro-Negro, desde quando começou a carreira de técnico. O duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro , começa às 19h (de Brasília).

Apesar de ter o treinador como interseção na trajetória da temporada, os objetivos na partida se mostram bem diferentes. O time da Gávea mira a vitória para se manter próximo ao líder São Paulo. Já para o Fortaleza, a soma dos três pontos é a chance de se afastar da zona de rebaixamento.

O Tricolor paulista terá a vantagem de atuar no "jogo de fundo", às 21h deste sábado, já sabendo o resultado da partida do Rubro-negro.

Rogério Ceni fez história como técnico do Fortaleza e, hoje, comanda o Flamengo - Colagem de fotos de Paulo Matheus/Fortaleza e Alexandre Vidal / Flamengo - Colagem de fotos de Paulo Matheus/Fortaleza e Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Colagem de fotos de Paulo Matheus/Fortaleza e Alexandre Vidal / Flamengo

Ceni chegou ao Flamengo como uma resposta rápida à demissão do espanhol Domènec Torrent e solução para uma equipe que, apesar do elenco, não conseguia engrenar. À época, o Fortaleza estava na 12ª colocação e ainda digeria a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o São Paulo, nos pênaltis.

"Sou muito agradecido ao Fortaleza. O torcedor fica triste, mas acho que compreende o tamanho do desafio. Difícil recusar o Flamengo pela grandeza, estrutura, jogadores que têm aqui... Caminho natural", disse Ceni, na apresentação no Flamengo .

Ao aceitar o convite do Rubro-Negro, Ceni encerrou a segunda passagem como técnico do Leão de Pici. Ele iniciou a carreira de treinador em 2016, no São Paulo, onde fez história dentro das quatro linhas. Porém, os resultados, logo de cara, não foram os esperados e a relação teve um fim.

Depois do início cambaleante, o ex-goleiro desembarcou em Fortaleza para marcar o nome no clube. Lá, conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 , e consequente acesso à elite, o Cearense de 2019 e 2020 , e a Copa do Nordeste de 2019 .

No ano passado, teve uma meteórica e não muito feliz passagem pelo Cruzeiro , que atravessava uma crise e, ao fim do ano, acabou rebaixado . Retornou ao Leão e dava continuidade ao trabalho até surgir o Flamengo. Depois de um começo com resultados negativos e pressão , o comandante conseguiu certa estabilidade junto ao elenco e, agora, tentar engrenar uma sequência de vitórias para se manter próximo, justamente, do São Paulo. O objetivo é não deixar o Tricolor paulista escapar na liderança "dar o bote" em busca do bi do Brasileiro.

O reencontro será para fechar o ano de Ceni com ainda mais emoções. Um retorno à "casa", mas com os olhos voltados a entrar na vasta galeria de campeões pelo Rubro-Negro.

Time pode ter volta de Arão

Recuperado de uma lesão na coxa direita, o volante Willian Arão está à disposição e pode voltar ao time , na vaga de João Gomes. Por outro lado, Ceni não terá o atacante Gabigol , expulso contra o Bahia, e o lateral-esquerdo Filipe Luis, suspenso após o terceiro cartão amarelo.

No ataque, Pedro deve ser o escolhidos para a vaga, enquanto Renê deve ser o titular na na lateral esquerda.

"Ajuda muito"

Para o lateral direito chileno Isla, o conhecimento de Rogério Ceni sobre a equipe do Fortaleza pode ajudar muito o Flamengo para esta partida.

"Ajuda muito, mas também ajuda ao Fortaleza, porque conhecem o trabalho dele e podem saber como o Flamengo vai jogar também. Vai ser uma partida difícil. Eles precisam muito dos pontos, mas não também", disse ele, em entrevista coletiva.

Yuri César fora do jogo, mas com novo contrato

Cria da base do Flamengo, Yuri César estar emprestado ao Fortaleza e vem sendo um dos destaques da equipe cearense na temporada. Por força de contrato, o jogador não estará à disposição para o jogo de hoje.

E por falar em contrato, o atacante renovou o vínculo com o Rubro-Negro. Ele assinou até 2025 e com multa rescisória de 70 milhões de euros, aproximadamente R$ 440 milhões.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X FLAMENGO

Competição : Campeonato Brasileiro
Local : Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora : 26 de dezembro de 2020, às 19h (de Brasília
Árbitro : Rafael Traci (Fif /SC)
Assistentes : Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR : Caio Max Augusto Vieira (RN)

Fortaleza:

Flamengo:

Imagem: divulgação/Fortaleza

Fonte: Uol
publicidade
publicidade