Na manhã desta quinta-feira (2), o Flamengo Esports anunciou o desligamento de quatro jogadores (Luskka, Vvert, Aslan e wyLL) e do técnico coreano Stardust de sua escalação de League of Legends. De acordo com a organização, a decisão foi tomada para que o projeto siga “sustentável” em meio à pandemia do Covid-19.

O ESPN Esports Brasil procurou representantes do Flamengo Esports e da Simplicity, empresa norte-americana que administra a equipe de LoL , para solucionar dúvidas acerca dos desligamentos e da situação do time em meio à crise causada pelo coronavírus

CORONAVÍRUS

Fred Tannure, head do Flamengo Esports, explicou que as consequências da pandemia na economia chegaram nos Estados Unidos há algumas semanas, o que afetou a Simplicity e fez com que um corte de gastos no projeto brasileiro fosse necessário. Ele deixou claro que a decisão veio da Simplicity, e não da parcela brasileira da administração.

A ESPN entrou em contato também com Jed Kaplan, CEO da Simplicity Esports. O executivo esclareceu que não é a empresa que está passando por problemas financeiros, e sim o mundo inteiro. “O mundo inteiro está fechado para negócios”, analisa Kaplan.

“Eu tenho muita experiência em negócios na área esportiva e sei o que precisa ser feito em tempos como esse para que os negócios não vão à falência, para que funcionem a longo prazo”, diz o CEO, que também é investidor do Memphis Grizzlies, da NBA. “Estamos passando pelo que o mundo inteiro está passando, o que é um evento terrível. Nosso objetivo é ser lucrativo, sustentável e apresentar o melhor produto possível com os fundos que temos”, explica.

A reportagem questionou ainda se os jogadores e o técnico despedidos receberam algum tipo de auxílio financeiro para o momento de crise após o desligamento, mas Kaplan afirmou que prefere “não discutir os termos financeiros” da decisão.

Apesar da medida ter, a princípio, afetado apenas a parte esportiva, nem Tannure e nem Kaplan descartam que membros de outras áreas do Flamengo Esports também sejam desligados para que o projeto siga sustentável.

PATROCÍNIOS

Mesmo antes da crise do Covid-19, a receita do Flamengo Esports estava comprometida, pois os patrocínios do time sob a administração da Go4it não foram mantidos após a transição para a Simplicity One (joint-venture entre Simplicity e Team One que gerencia o FLA Esports).

O único patrocínio do FLA Esports que se têm informação é o da marca de periféricos Redragon, que renovou com o time em março de 2020. O novo projeto de esports do Flamengo ainda luta pela autosssustentabilidade, sendo atualmente mantido financeiramente pela Simplicity.

De acordo com Fred Tannure, a administração está buscando patrocínios e, antes da recessão, possíveis parcerias estavam sendo encaminhadas, mas foram pausadas por conta das consequências do coronavírus. A falta de exposição no CBLoL teria, sim, sido um dos motivos, mas a recessão causada pelo Covid-19 fez com que a Simplicity tivesse de “tomar uma decisão maior” em prol do negócio.

CLUBE DE REGATAS

A reportagem questionou também o head de esports Fred Tannure sobre o papel do Clube de Regatas do Flamengo na decisão tomada e no gerenciamento da crise. O executivo reforçou que o Flamengo licenciou os esports para a Simplicity, o que faz com que todas as decisões operacionais da modalidade sejam responsabilidade da organização norte-americana.

Jed Kaplan respondeu ainda sobre questões envolvendo a Team One, organização com a qual a joint-venture do Flamengo Esports é formada. O CEO esclareceu que a Simplicity é dona de 90% da Simplicity One, enquanto a Team One detém apenas 10% da parceria que administra o time rubro-negro. Ele salientou que nenhuma decisão de nenhum outro time de Team One tem relação com o Flamengo ou a Simplicity.

LUSKKA E ABSOLUT

Em 2019, o atirador Absolut passou boa parte da temporada competitiva fora dos palcos, recuperando-se de uma lesão no pulso. Seu afastamento fez com que a Team One, seu time na época, sofresse no Desafiante e no CBLoL, tendo que fazer substituições improvisadas e “se virar” sem um reserva na posição do atirador.

Com o desligamento de Luskka, Absolut fica mais uma vez sem reserva, tendo apenas o analista Reven para substituí-lo em caso de emergência. O head de esports Fred Tannure acredita que o fato não trará prejuízo ao time. “Confio muito no atleta e no comprometimento dele. (...) O Luskka foi contratado para que tivéssemos um atleta no dia a dia, compondo um time B treinado e focando”, explica, negando a necessidade absoluta de um reserva para o atirador.

PROJEÇÃO

Jed Kaplan lamenta os desligamentos, mas justifica afirmando que eles foram essenciais para que o Flamengo Esports seguisse viável enquanto negócio. “Eu desejo sorte a todos que não estão mais conosco, mas é o que todos os negócios estão fazendo. Eu sou um empresário. Sei que [o Flamengo] é high profile [atrai muita atenção], mas ainda é um negócio, e precisamos ter certeza de que ele é sustentável a longo prazo”, diz.

“[O Flamengo Esports] é o projeto mais importante da Simplicity, e é muito importante para mim”, confessa o executivo. “Estamos totalmente comprometidos com o Flamengo, com as franquias [em 2021] e com o League of Legends”, explica Kaplan.

Apesar de tudo, o CEO da Simplicity é muito otimista sobre a situação do Flamengo Esports depois que a crise econômica causada pelo coronavírus acabar. “Quando tudo abrir novamente, novos patrocinadores aparecerão, as negociações voltarão e teremos novos fundos para operar. Isso é o Flamengo, e é o League of Legends”, crava.

“Acredito que seremos o primeiro time a fazer isso, mas que outros farão parecido. É o que acontece na América [EUA]. A NBA é a liga mais responsável, e foi a primeira a ser suspensa. Alguém precisa ser o primeiro. Alguém tinha de fazer pela sustentabilidade da nossa liga, alguém tinha de ser o primeiro e eu aposto que não seremos os únicos”, avalia Jed Kaplan.