A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não fala oficialmente sobre o caso, mas já admite internamente que não contará com o atacante Pedro na seleção brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio , segundo apurou a ESPN Brasil .

Diante da negativa pública do Flamengo para ceder seu jogador e a tentativa do clube no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de anular a convocação do atleta , a Confederação entende que um desgaste além daquele já existente não é necessário.

A entidade chegou a apostar na vontade de Pedro de estar em Tóquio para a Olimpíada, mas esbarrou numa firme posição do clube rubro-negro no caso.

O entendimento de uma presença quase impossível do jogador no Japão já existia na última quinta-feira (17), data da divulgação da lista de André Jardine, mas a CBF entendia que não poderia deixar de se posicionar no impasse - recuando após declarações públicas do Flamengo contra a liberação.

Do ponto de vista legal, a Confederação entende que o Flamengo tem razão em seu pedido no STJD e não pretende recorrer ou "esticar a corda" na briga na esfera jurídica.

As pessoas que acompanham o caso de perto acreditam que o tribunal concederá uma liminar dando condições de jogo a Pedro pelo clube no período em que estaria à disposição de Jardine - a partir de 8 de julho.

Vale lembrar que a CBF entrou em acordo com vários clubes brasileiros para liberar atletas, como Palmeiras (Gabriel Menino), Athletico-PR (Santos), Red Bull Bragantino (Claudinho), e Grêmio (Matheus Henrique) - a situação de Guilherme Arana, do Atlético-MG , segue indefinida.

Além disso, a entidade não enfrentou barreiras no caso do São Paulo , que liberou o lateral-direito Daniel Alves sem criar caso (até porque o jogador deixou explícito à diretoria tricolor que gostaria de disputar a Olimpíada).

Lista final no dia 30 e dúvida entre três nomes

Os cartolas enviarão a lista final de convocados à Fifa no próximo dia 30, mas a CBF espera estar com a situação resolvida antes disso.

A projeção aponta para uma apresentação da relação já sem Pedro.

O debate interno agora é sobre o substituto. André Jardine, sua comissão e o coordenador do grupo, Branco, debatem a melhor opção entre os três nomes sobre a mesa: Yuri Alberto, do Internacional , Gabriel Martinelli, do Arsenal , e Evanílson, do Porto .

Além da definição técnica, o comando da seleção já faz contato com os clubes para alinhar a liberação de um deles até a quarta-feira da próxima semana.

Veja os convocados para Tóquio

Goleiros

Brenno (Grêmio)
Santos (Athletico-PR)

Laterais

Daniel Alves (São Paulo)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros

Diego Carlos (Sevilla)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Nino (Fluminense)

Meio-campistas

Bruno Guimarães (Lyon)
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Gerson (Flamengo)
Matheus Henrique (Grêmio)

Atacantes

Antony (Ajax)
Malcom (Zenit)
Matheus Cunha (Hertha Berlin)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Pedro (Flamengo)