A polêmica em torno da alteração das datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil ganhou novos contornos após a manifestação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Em meio às reclamações de Corinthians e Vasco, que se sentiram prejudicados pela mudança, o STJD referendou a decisão da entidade de transferir os confrontos de quinta-feira (17) para domingo (20). Em pronunciamento, o mandatário da CBF detalhou o processo que levou à mudança e defendeu a postura da entidade.
A principal justificativa para a alteração foi a convocação de jogadores de Flamengo e Atlético-MG para as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Sem a mudança, esses clubes não poderiam contar com atletas importantes nas semifinais, devido à Data FIFA. A decisão foi alvo de críticas de Corinthians e Vasco, que enfrentam Flamengo e Atlético-MG, respectivamente. Apesar do impasse, Ednaldo Rodrigues destacou que a CBF tem a prerrogativa de realizar ajustes no calendário e que a escolha foi feita visando o que considera ser "o melhor para o futebol brasileiro".
“Essa parte de competições é tocada pela diretoria de competições. A partir do momento em que houve as notificações da Conmebol com relação à data, o Julio (Avellar) e o departamento de competições falaram com todos os clubes. Mesmo sabendo que a CBF tem a prerrogativa por conta do regulamento geral de competições, por conta do estatuto, da própria Constituição Federal, ela gosta de ouvir e ouviu os quatro clubes e definiu pela situação, mesmo tendo dois a favor e dois contra”, iniciou.
Sem a alteração, o Flamengo que teve sete jogadores convocados, cinco deles atuando nas partidas de terça-feira (15) corria o risco de disputar a semifinal sem suas principais peças, o que, segundo Rodrigues, poderia comprometer a qualidade da competição.
“Temos os filiados sempre como parceiros, a CBF jamais vai litigar contra filiados, respeita o posicionamento de cada um, mas ela também tem a sua posição em relação àquilo que é o melhor para o futebol brasileiro de uma forma que seja imparcial, como assim aconteceu”, completou Ednaldo Rodrigues após Brasil 4 x 0 Peru.
Com a decisão mantida, o confronto entre Corinthians e Flamengo será disputado no próximo domingo (20), às 16h, na Neo Química Arena. O Rubro-Negro tem a vantagem do empate após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 no Maracanã.