CBF divulga grupos do Brasileirão Feminino 2016, com início em janeiro

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira, 18, os grupos e a primeira rodada do Brasileirão Feminino 2016. A competição, que costumava começar no segundo semestre, terá início em 20 de janeiro por causa das Olimpíadas que serão realizadas no meio do ano, no Rio de Janeiro.

O nacional terá a participação de 20 equipes, sendo três estreantes. Um dos novatos do campeonato é o Corinthians, que firmou parceria com o Osasco para disputar o nacional. Os outros dois que entram pela primeira vez na disputa são Vitória-BA e Náutico.

Rio Preto futebol feminino campeão brasileiro 2015 (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com) Rio Preto é o atual campeão do Brasileiro Feminino (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

A quarta edição do campeonato foi dividida em quatro fases. Na primeira, os 20 clubes serão divididos em quatro grupos com cinco clubes em cada. Os dois melhores colocados por chave se classificam. Corinthians e Vasco serão adversários no Grupo 2. A chave ainda é formada por Rio Preto (atual campeão), Centro Olímpico e América-MG.

O Flamengo integra o Grupo 4, com Vitória-PE, Viana-MA, Duque de Caxias-RJ e São Francisco-BA. O Santos está no Grupo 1, ao lado de Náutico, Iranduba-AM, Portuguesa e Ferroviária. Na chave 3, o Vitória-BA enfrenta o São José-SP, campeão mundial em 2014, Foz Cataratas-PR, Caucaia-CE e Pinheirense-PA.

LEIA MAIS : CBF divulga lista de times
LEIA MAIS: Corinthians anuncia atacante Chú, campeã mundial com o São José

Na segunda, os oito times restantes são divididos em dois grupos com quatro integrantes, novamente com dois classificados por chave. A terceira fase é a semifinal da competição e a quarta é a grande decisão, marcada para o dia 25 de maio.

Na primeira rodada, Corinthians, Ferroviária, Pinheirense-PA e Viana-MA folgam. O Kindermann-SC estava inscrito no torneio, mas decidiu encerrar as atividades por causa do falecimento do treinador. A Portuguesa entra para ocupar a vaga.

Veja os grupos:

Grupo 1
Náutico
Iranduba-AM
Santos
Portuguesa
Ferroviária

Grupo 2
Rio Preto
Vasco
Centro Olímpico
América-MG
Corinthians

Grupo 3
Foz Cataratas-PR
São José
Caucaia-CE
Vitória-BA
Pinheirense-PA

Grupo 4
São Francisco-BA
Duque de Caxias
Flamengo
Viana-MA
Vitória-PE

01

1ª rodada do brasileirão feminino

Náutico x Iranduba-AM
Santos x Portuguesa
Rio Preto x Vasco
Centro Olímpico x América-MG
Foz Cataratas-PR x São José
Caucaia-CE x Vitória-BA
São Francisco-BA x Duque de Caxias
Flamengo x Vitória-PE

Fonte: Globo Esporte