Caso Pedro e outras crises: veja linha do tempo do conturbado início de julho no Flamengo

O Flamengo viveu, nas duas últimas semanas, os momentos de maior turbulência desde o início da temporada. Desde o dia em que pisou no Brasil após a Copa do Mundo de Clubes, em 1º de julho, o Rubro-Negro passou por altos e baixos, numa montanha-russa de acontecimentos e emoções, e inicia a semana com incerteza sobre os próximos capítulos.

Filipe Luís e Pedro em Flamengo x Juventude — Foto: André Durão

O mês de julho está sendo agitado nos bastidores do Flamengo. Começou com a saída de Gerson e, menos de duas semanas depois, as declarações de Filipe Luís sobre Pedro, dadas na noite deste sábado, 12 de julho, caíram como uma bomba no estafe do jogador e deixaram o seu futuro incerto no clube.

O futebol da equipe parece imune às crises, e o Flamengo se mantém na lideraça do Brasileirão. A reapresentação do time depois da vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no sábado, será na manhã desta segunda-feira, dia 14.

Início do mês de julho do Flamengo — Foto: InfoEsporte / GE

1º de julho: Zenit paga a multa rescisória de Gerson, e capitão deixa o clube

Horas depois de o Flamengo desembarcar no Brasil após a Copa de Clubes, o Zenit depositou 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) à vista para ter a liberação de Gerson. Os russos se anteciparam no pagamento da multa rescisória após o interesse do Al-Nassr de Jorge Jesus.

O capitão encerrou a sua segunda passagem pelo Flamengo com 12 títulos em: 253 partidas, com 155 vitórias, 50 empates e 48 derrotas. O volante marcou 19 gols, o último justamente em sua última partida, a eliminação para o Bayern nas oitavas da Copa de Clubes.

02/07: Membro do departamento de futebol bota preço de 15 milhões de euros para vender Pedro

A notícia, divulgada pelo UOL, de que o Flamengo esperava uma proposta para vender Pedro causou turbulência no clube. Principalmente após o vazamento de prints em que um membro do departamento de futebol coloca o valor de 15 milhões de euros como um bom negócio pelo jogador.

Na ocasião, o ge apurou que todas as partes estão insatisfeitas com o quadro atual. O atacante quer jogar mais, o técnico Filipe Luís prefere outro tipo de centroavante em seu estilo de jogo, e o diretor de futebol José Boto deseja buscar outro camisa 9 no mercado.

03/07: Pulgar vira desfalque por pelo menos três meses

Pulgar ainda está em seu país natal e deve ter alta para retornar ao Brasil a partir desta quinta-feira. O período de recuperação é de pelo menos três meses. O volante é uma das peças chaves do time de Filipe Luís e sua ausência causou preocupação nos bastidores.

05/07: Flamengo encaminha contratação de Mikey Johnston

O Flamengo acertou a contratação do atacante irlandês Mikey Johnston, de 26 anos. Ele joga a segunda divisão da Inglaterra pelo West Bromwich. O Rubro-Negro acertou o contrato com o jogador e pagaria 5 milhões de libras - cerca de R$ 37 milhões - ao clube inglês. O atleta tinha previsão de desembarcar no Rio de Janeiro três dias depois.

07/07: Pressão interna fez o Flamengo desistir da contratação, e relação entre Boto e Bap - e Boto e o elenco - é colocada em pauta

O fim de semana foi de pressão interna nos bastidores do clube. A contratação do irlandês gerou uma repercussão negativa não só na torcida, mas também entre dirigentes, conselheiros e pessoas influentes no Flamengo. Na manhã de segunda, dia 7, o presidente Bap vetou a contratação de Mikey Johnston.

José Boto e Bap no Ninho do Urubu, CT do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

O Flamengo justifica a negativa na contratação do atacante com base em relatórios médicos, como dito pelo próprio presidente em recente entrevista. Mas o veto de Bap causou desconforto em Boto, que já vivia um desgaste interno, inclusive com o elenco. Foi um momento de pressão para o dirigente português, com alguns questionamentos e o seu prestígio no clube diminuindo desde o início do ano.

08/07: Bap tem conversa com Boto

A diretoria do Flamengo virou a página no "caso Mikey" e aparou as arestas entre Gávea e Ninho do Urubu para estancar a crise fora de campo. Bap não estava no Rio de Janeiro, mas conversou com José Boto por telefone para ambos se acertarem. O presidente garantiu a continuidade do diretor de futebol português no cargo.

11/07: Pedro fora da relação do jogo com São Paulo, Flamengo encaminha venda de Gonçalves e demite principal dirigente da base

Pedro ficou fora da relação de jogadores escolhidos por Filipe Luís para enfrentar o São Paulo. Na ocasião, o ge publicou que a decisão partiu do treinador após comportamentos do atacante não agradarem durante a semana de treinamentos. Além disso, havia uma insatisfação do elenco com a postura do camisa 9.

Enquanto Pedro tomava conta do noticiário, o Flamengo deu ok para a venda de Matheus Gonçalves ao Cruzeiro por 3,5 milhões de euros referentes a 50% dos direitos econômicos. No mesmo dia, Carlos Noval foi demitido do cargo de gerente da base. Ele estava no clube desde 2010. A mudança impacta também Boto, que não terá mais vínculo com a base. Alfredo Almeida, ex-assistente do português, é o novo responsável.

12/07: Declarações de Filipe Luís sobre Pedro após a vitória em cima do São Paulo; Flamengo joga bem e mantém liderança do Brasileiro

Na coletiva depois da vitória do Flamengo sobre o São Paulo, Filipe Luís fez duras críticas à postura da Pedro ao longo das atividades desta semana e chegou a dizer que o comportamento "não é de hoje". O treinador tratou a atitude do atacante como "lamentável" e disse que "beirou ao ridículo", mas deixou as portas abertas para uma recuperação.

No jogo, o Flamengo mostrou um futebol incontestável e amassou o São Paulo sem sequer ser ameaçado. Rossi não fez nenhuma defesa no jogo, enquanto Luiz Araújo e Wallace Yan marcaram os gols que garantiram a manutenção da liderança ao Rubro-Negro.

13/07: Futuro de Pedro incerto no Flamengo

A exposição naturalmente incomodou Pedro e seus representantes. Um dos empresários do atacante ligou para a diretoria rubro-negra e não escondeu sua insatisfação. Existe a possibilidade de os agentes buscarem uma proposta de outro clube no mercado.

Até o momento, o jogador não falou sobre o assunto e terá o primeiro contato com Filipe Luís e o elenco na reapresentação nesta segunda-feira de manhã.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade