Casas de apostas patrocinam todos os times da Série B; na Divisão Principal, patrocinam 80%

Uma peculiaridade raramente vista do Campeonato Brasileirão, na Série B, agora 2024 de futebol masculino é que as casas de apostas online patrocinam todos os clubes.

Captura de tela youtube.com/@geglobo


Se você já se perguntou se existe um torneio profissional de clubes onde as empresas de apostas financiam todos os lados, a resposta é sim, e acontece na nação mais futebolística do mundo - a nossa nação. Especificamente, cada equipe na Série B masculina em andamento, a segunda divisão do campeonato nacional, tem patrocinadores na indústria de jogos.

O Guarani FC estabeleceu recentemente uma colaboração desse tipo, com o mais novo patrocinador do clube, a Dafabet. O acordo é válido até o final do Paulistão 2025. Com essa parceria, o mercado de apostas em futebol ficou mais consolidado, principalmente na Série B.

Plataformas de apostas estão amplamente disponíveis no Brasil; 95% dos times estamparam os logotipos dessas empresas na frente de suas camisas, enquanto 70% deles empregam plataformas de apostas como patrocinadores principais, ocupando o espaço mais significativo nas camisas de jogo.

Especificações e anomalias envolvendo o patrocínio de empresas de apostas

Certos clubes se distinguem por suas características únicas nesse aspecto. A frente da camisa apresenta os logotipos das empresas de apostas do Brusque FC, Ituano FC, Mirassol FC, Grêmio Novorizontino e Paysandu SC, porém nenhuma delas é a patrocinadora principal. Por exemplo, a KTO é parceira da Associação Chapecoense de Futebol, mas em um ponto mais discreto – no colarinho – do uniforme.

O Guarani, que perdeu 10 de 15 jogos e está na última posição da classificação, espera que sua recente colaboração com a Dafabet ajude o time a subir.

Diversificação de patrocinadores na Série B

Algumas empresas de apostas são mais notáveis do que outras quando se trata de investimentos na Série B. Apesar de ser apenas patrocinadora master do Operário Ferroviário EC, a Bet7k é a principal “player” da liga e está presente em cinco clubes. Como patrocinador master, a EstrelaBet apoia quatro clubes. Enquanto Pixbet, Betnacional, Blaze e Betvip apoiam um clube cada, outras empresas, incluindo a BETesporte, concentram-se em patrocinar dois. Destes, a Blaze tem como patrono o maior nome entre os participantes da liga, o Santos FC (octacampeão brasileiro, tricampeão da Libertadores e bicampeão da Copa Intercontinental), que foi um dos clubes rebaixados da primeira divisão na temporada passada e é o maior favorito da Bookmaker-Expert.com/pt/ para retornar a ela ao final da Série B de 2024.

Essa ampla disponibilidade de sites de apostas é indicativa de uma tendência em desenvolvimento no futebol do nosso país, já que os sites de apostas estão se tornando essenciais para a capacidade dos clubes de permanecerem financeiramente estáveis. Afinal, os números dizem que em maio de 2024, 80% dos times da primeira divisão do Brasileirão tinham patrocinadores do setor de apostas.

É mais do que óbvio que os clubes brasileiros são fortemente dependentes do apoio financeiro das empresas de apostas. Não é à toa que em 2023, após tomarem conhecimento de uma possível proibição de publicidade de apostas no futebol, 33 times enviaram uma carta ao Senado pedindo o abandono dessa medida.

O Flamengo já renovou com a Pixbet

O aumento do patrocínio da Pixbet ao CR Flamengo foi aprovado em maio pelo Conselho Deliberativo do clube. O novo contrato master renderá cerca de R$ 470 milhões até o fim do negócio e tem validade até 2027. Caso você tenha perdido, o resultado da votação para prolongar o acordo foi de 136 votos a favor contra dois. Para 2024 e 2025, foi acordado um valor anual de R$ 85 milhões.

Em toda a história do clube, este contrato master é o maior. Retroativamente, o contrato será avaliado em R$ 105 milhões neste ano. O valor aumentará para R$ 110 milhões em 2025. Se a renovação automática for aprovada pelos próximos dois anos, o valor será de R$ 125 milhões em 2026 e R$ 125 milhões em 2027. Flamengo e Pixbet fecharam acordo anual de R$ 85 milhões para 2024 e 2025. Em 2023, os critérios foram aceitos.

No caso de títulos, a casa de apostas também concederá incentivos. São oferecidos R$ 5 milhões para o primeiro colocado na Libertadores e R$ 2,5 milhões para o segundo colocado. Estão em jogo R$ 3 milhões pela conquista da Copa do Brasil e R$ 1,5 milhão pela derrota no campeonato. O título no Brasileirão estaria avaliado em R$ 3 milhões. A Libertadores renderia R$ 1 milhão se o time feminino vencesse e R$ 500 mil para o vice-campeão. Se as meninas ganharem o Brasileirão, elas ganhariam R$ 1 milhão.

O acordo foi ajustado desde que o SC Corinthians Paulista ganhou seu patrocinador. Após o acordo master com a Pixbet, o “Fla” testemunhou alguns clubes garantirem contratos lucrativos. Vale destacar que os clubes de São Paulo receberam R$ 120 milhões por meio da VaideBet. Diante dessa situação, outras empresas de apostas começaram a pedir pelo Flamengo. O caso foi levado à Pixbet, que solicitou uma modificação. A Pixbet cedeu por medo de perder o acordo com o clube brasileiro com maior torcida. No entanto, em vista do melhor acordo, a empresa assinou um acordo de renovação que incluía uma multa rescisória de 50%.


Powered by Froala Editor

Fonte: NETFLA