O Flamengo deu a sua última cartada para ter Jorginho nesta janela de transferências. Na tarde deste sábado, o diretor de futebol José Boto ligou para o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, para tentar a liberação do meia, mas ouviu a negativa mais uma vez.
A primeira sinalização de que o Arsenal não liberaria Jorginho aconteceu após o estafe do jogador falar com a direção do clube. Mesmo sabendo da dificuldade, o Flamengo optou por se posicionar e tentar convencer o treinador.
A justificativa é a mesma ouvida anteriormente: o tempo curto para o Arsenal repor a saída. Jorginho foi titular e autor de um dos gols na última partida e reconstruiu sua importância na equipe, que conta com apenas três jogadores na posição. O Arsenal disputa três competições - Premier League, a Liga dos Campeões da Europa e a Copa da Liga Inglesa - e considera o elenco enxuto.
Apesar do desejo de ter o jogador de imediato, o Flamengo - sabendo da dificuldade - já admitia esperar por Jorginho para a janela do Mundial de Clubes, que acontece entre os dias 2 de junho e 10 de junho.
O contrato do meia se encerra em 30 de junho, e as partes trabalham para que seja viabilizada uma liberação no início do mês. Há o otimismo já que a última rodada da Premier League e a final da Champions acontecem no fim de junho.
Quem negociará a liberação para junho será o estafe de Jorginho. Desta maneira, o ge apurou que a tendência que é o estafe do jogador se reúna com o clube inglês somente no fim de fevereiro. O desejo é finalizar esta negociação presencialmente em Londres e de maneira harmoniosa pelo respeito do atleta com os Gunners.
Ainda há um impasse financeiro a ser resolvido. Jorginho trabalha com a estimativa de receber 12 milhões de euros (R$ 73 milhões), mas está mais disposto a flexibilizar a quantia para fechar com o Flamengo . Até o momento, o clube ofereceu 10 milhões de euros livres de impostos (o que gerará um custo de quase 13 milhões de euros aos cofres do clube).
Outro ponto a ser discutido é o tempo de contrato. Inicialmente, as partes discutiam o vínculo de três anos. Mas, sem ter Jorginho no início de 2025, o Flamengo levantou a possibilidade de um contrato de dois anos e meio. Os envolvidos, no entanto, entendem que a questão é de fácil solução.
Aos 33 anos, Jorginho nunca defendeu um clube brasileiro. Naturalizado italiano, o jogador foi revelado pelo Verona (Itália) e fez a carreira na Europa. Vestiu também as camisas do Napoli e Chelsea, antes de chegar ao Arsenal. Em 2021, ele foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo na Bola de Ouro.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv