O Flamengo está muito próximo de fechar com o primeiro reforço de 2025. Depois de recusar a primeira oferta, o Qarabag aceitou os 5 milhões de euros (cerca de R$31 milhões na cotação atual) pelo atacante Juninho, de 28 anos. Faltam apenas detalhes finais para a negociação ser concretizada. Pouco conhecido, o brasileiro não é um camisa 9 de área. Mesmo assim, consegue ter uma boa média de gols a partir das suas principais valências, algumas semelhantes e outras não com as Gabigol, quem chega para substituir.
A provável primeira contratação do rubro-negro se formou nas divisões de base do Athletico-PR. Sem muito espaço na equipe paraense, foi emprestado para outros clubes brasileiros. No entanto, só passou a chamar atenção no Estoril, de Portugal. A melhora no desempenho por lá fez com que fosse contratado pelo GD Chaves-POR. Depois de três temporadas no clube, se transferiu para o Qarabag, onde tornou-se um dos grandes destaques, com 42 gols marcados em 80 partidas.
Dentre grandes atuações, duas em específico chamaram atenção nas redes sociais: Juninho marcou dois e deu uma assistência nas semifinais da Liga Europa 2023/2024, contra o Bayer Leverkusen, grande sensação da temporada europeia e invicto até então. O time do Azerbaijão ficou muito próximo de garantir uma vaga na grande decisão, ao abrir dois de vantagem no placar agregado. Mas acabou sofrendo a virada na parte final do jogo.
Veja lances de Juninho contra o Bayer
Juninho chega ao Ninho do Urubu com uma dura missão substituir um ídolo da torcida. Assim como Gabigol, ele tem uma boa média de gols, mesmo não sendo um atacante de referência na área. Os dois tem características de ataque à profundidade. O provável novo reforço, no entanto, é mais veloz e driblador, e menos criador. Com boa finalização, pode encaixar bem nas características dos homens de frente, normalmente exigidas por Filipe Luís.
Fora dos campos, o brasileiro é uma pessoa tranquila. Tem uma filha pequena e um hobbie inusitado: gosta de pescar nas horas vagas. Seu ex-treinador, Vítor Campelos, revelou que ele costuma ir para a cidade onde nasceu, Pitangui, em Minas Gerais, para praticar a atividade.
A equipe principal se reapresentou na última quarta-feira, 8 de janeiro, no Ninho do Urubu. No entanto, só ficaram dois dias no Rio para realizar os exames necessários. Hoje, seguirão para Orlando, onde farão parte da pré-temporada. A viagem aos Estados Unidos prevê, inclusive, um amistoso com o São Paulo no dia 19.
A ideia da cúpula de futebol é antecipar ao máximo a chegada dos reforços, para que estejam à disposição de Filipe Luís na pré-temporada. Após assinar o contrato, Juninho deve integrar o elenco na preparação no país norte-americano.