Carlos Noval repete feito que pai conseguiu no Flamengo em 1981: "Surreal"

Grande referência do Flamengo das categorias inferiores desde a chegada ao clube, em 2010, Carlos Noval atingiu no último sábado o ápice como dirigente da base. Conquistou o Mundial da categoria. A euforia pela vitória de virada por 2 a 1 sobre o Olympiacos, conquistada nos minutos finais, misturou-se à nostalgia. Não é a primeira vez que um Noval é campeão do mundo.

Em 1981, Renato Noval, o pai de Carlos, fazia parte da diretoria que conduziu o Flamengo à glória maior dentro do futebol internacional: o famoso Mundial, aquele dos 3 a 0 no Liverpool que todo mundo ouve falar a cada jogo no Maracanã.

De volta à gerência da base desde fevereiro, Carlos Noval, que fora o executivo da pasta entre 2010 e 2018, não escondeu a emoção e garantiu que "Renatão" está vibrando em outra dimensão com mais um Mundial conquistado pela família.

- Sensação indescritível , não encontro palavras que possam traduzir esse momento. Poder ter desfrutado junto com meu pai da conquista do Mundial de 81 e agora poder ter o privilégio de repetir essa conquista pela base é surreal. Só gratidão ao clube e agradecer a Deus por esse dia. Lá de cima Renatão deve estar super feliz e, com certeza, comemorando tomando seu uisquinho junto com Coutinho (Cláudio), Paulo Dantas , Póvoa e tantos outros amigos rubro negros - afirmou Noval, que acumula os cargos de gerente de futebol de base e de transição.

Carlos Noval comemora o título mundial do Flamengo no sub-20 — Foto: Beto Noval

Carlos Noval reassumiu a gerência geral da base em fevereiro de 2024 - foi diretor executivo em 2018 e de transição de 2019 ao início de 2024. Em um mês de volta ao comando das categorias inferiores, o carioca de 60 anos conquistou a Libertadores Sub-20, título que já havia conquistado duas vezes no profissional em mais um feito dividido com o pai, Renato.

- É gratificante conquistar esses títulos em várias funções no clube, tanto no profissional como na base me enche de orgulho. Todos eles têm algo de especial pelos momentos vividos e com as pessoas com quem pude desfrutar desses títulos.

Noval comemora o título da Libertadores com a bandeira do Flamengo que cobriu o caixão do pai — Foto: Arquivo pessoal

No Flamengo desde 2010 e mantido no clube por três presidentes diferentes - Patrícia Amorim, Eduardo Bandeira de Mello e Rodolfo Landim -, Noval acredita que sua grande realização foi a reformulação da base rubro-negra. Depois de um longo período sem revelar talentos, o clube conseguiu retorno esportivo e financeiro na última década, período em que revelou Vinicius Junior e Lucas Paquetá, por exemplo.

Após as saídas da dupla de maior sucesso, o Rubro-Negro ainda conseguiu transferências muito significativas com Reinier, João Gomes e Matheus França. Lorran é visto como o próximo da fila.

- Trabalhando como profissional do futebol são quase 15 anos e acho que a principal realização foi, sem dúvida nenhuma, a reestruturação e desenvolvimento do futebol de base do clube. Aí podemos falar de formação de profissionais e atletas para o clube com o DNA do Flamengo . Desenvolver e qualificar esses atletas e profissionais para que chegassem ao time profissional sempre foi meu principal objetivo. Dificuldades sempre vão existir , cabem a nós profissionais superar no dia a dia com muito trabalho.

Elogiado pelo profissionalismo que o mantém na Gávea há quase 15 temporadas completas, Noval permitiu-se a deixar a emoção tomar conta após o apito final. Rubro-negro desde o berço, o diretor deixou os 60 anos de lado para correr, pular e vibrar muito o Mundial Sub-20.

- Hoje sou um profissional do futebol. Mas o amor pelo clube vem desde que nasci. Como profissional, trabalho sempre com a razão. Mas num momento como esse, depois que o árbitro apita o final do jogo e você vê a nação comemorando, é difícil descrever a emoção.

Noval celebra gol do Flamengo na decisão do Mundial Sub-20 — Foto: Beto Noval

Carlos Noval, no centro da foto, comemora o Mundial Sub-20 — Foto: Paula Reis/Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte