Desde o início deste mês de novembro, quando foi anunciada a mudança da sede da final única da Conmebol Libertadores de 2019, Lima se tornou oficialmente a capital sul-americana do futebol. Restando apenas dois dias para a decisão entre Flamengo e River Plate, no Estádio Monumental, muitos torcedores dos dois clubes vêm chegando à capital peruana.
E apesar da sua relação estreita com o futebol, tendo times conhecidos o Alianza, Universitario e Sporting Cristal, Lima também é muito rica culturalmente. São muitos museus e locais históricos que resgatam o passado dos povos pré-colombianos - assim chamadas as civilizações que existiram antes do navegador espanhol Cristóvão Colombo chegar à América, em 1492.
E talvez o mais interessante desses lugares seja o Huaca Pucllana. Construído entre os anos 450 e 650 d.C., o local é um sítio arqueológico a céu aberto, no meio da capital peruana, formado por uma imensa pirâmide, mesclando passado e presente, já que é rodeado de casas e prédios novos.
O mais interessante é que o local só foi descoberto no fim dos anos 1980 e demorou cerca de 30 anos para ser escavado e se tornar um museu, até hoje um dos mais importantes da cultura do país.
E o que era apenas um terreno baldio, se tornou um legado para a história peruana. Com os anos, descobriu-se que três diferentes civilizações passaram por lá: os Limas, os Wari e por último os Ycshma.
Na cultura pré-colombiana, as civilizações eram politeístas- acreditavam em mais de um deus - e também tinham a crença na vida após a morte. E a enorme pirâmide do Huaca Pucllana era um local de culto, onde ocorriam festas, cerimônias religiosas e, além disso, também abrigava tumbas de pessoas que pertenciam à nobreza da época.
A construção foi toda erguida com tijolos feitos de barro misturado com pedras ou conchas. Na parte de cima da pirâmide, eram realizados os cultos, que incluíam o sacrifício de pessoas e também animais, como sapos e tubarões, uma vez que Lima é banhada pelo mar. Todos oferendas aos deuses.
Nas tumbas, além do corpo, objetos pessoais e até mesmo alimentos também eram depositados, uma vez que se acreditava numa vida após a morte, assim como no Egito Antigo.
No próximo sábado (23 de novembro), além de transmitir de forma exclusiva para a TV fechada a partir das 15h, o FOX Sports passará a decisão nas telas do cinema e na Fun Fest, direto do Maracanã.
Leia também!
(Crédito da imagem: FOX Sports)