Cansadômetro rubro-negro: time titular do Palmeiras jogou, ao menos, uma partida a mais que o do Flamengo em 2024

A declaração de Tite na última quarta-feira, de que é “humanamente impossível” escalar um Flamengo 100% em três frentes (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), teria sido motivada por reclamações de fadiga vindas de alguns jogadores do elenco. Mas o rubro-negro não é a equipe “mais cansada” do país: há pelo menos uma na frente.

Um levantamento realizado pelo Extra com os três últimos campeões mostra que o time considerado titular do Palmeiras (excluindo-se os goleiros, que pouco mudam) tem média de 1.171 minutos jogados em 2024, 113 a mais que a do 11 ideal do Flamengo — ou seja, mais de uma partida completa de diferença. Já a média do Atlético-MG é de 926 minutos disputados. Os números levam em conta os jogos dos atletas convocados para suas seleções na última Data Fifa, no fim de março.

Olhando para o desempenho individual, seis jogadores do rubro-negro passaram da marca de 1.000 minutos — pouco mais de 11 partidas completas — nesta temporada. Mas o clube paulista tem nove nomes nesta situação. Na equipe mineira, só cinco atletas passaram dessa marca.

Ontem, na coletiva de apresentação do atacante Carlinhos, Marcos Braz e Bruno Spindel comentaram a fala de Tite. O vice-presidente e o diretor-executivo de futebol do clube voltaram a criticar a CBF e o calendário brasileiro.

— Todos nós entendemos qual foi a colocação do Tite — declarou Braz: — O próprio calendário impõe algumas situações, esse calendário irresponsável ao qual o Flamengo precisa se submeter. Vamos jogar nove jogos numa data Fifa e teremos seis ou sete jogadores fora. Muitas coisas serão ditas pela ciência, a parte de fisiologia, de fisioterapia, o departamento médico. O Flamengo quer ganhar sempre o que for disputar, mas nós faremos e ganharemos o que for possível.

O Flamengo entra em campo amanhã, às 16h, contra o Atlético-GO, para fazer sua estreia no Brasileiro, fora de casa. Tite poderá contar com a volta de Gerson, liberado pelo departamento médico para atuar depois de se recuperar de uma cirurgia no rim esquerdo, realizada há pouco mais de um mês. Ontem, ele passou por exames num hospital, que indicaram excelente resposta ao tratamento.

Mais recente Próxima Bastidores: Declaração de Tite sobre 'prioridades' se dá em meio à indicações de fadiga dos jogadores
Fonte: Extra