Candidato de Bap, Ricardo Lomba vence eleição no Conselho Deliberativo do Flamengo

Ainda que não tenha sequer tomado posse do cargo de presidente do Flamengo, o que acontecerá na quarta-feira, em cerimônia na Gávea, pode-se dizer que Luiz Eduardo Baptista, o Bap, teve mais uma vitória nos bastidores do clube. Ricardo Lomba (com Sílvio Bastos de vice) venceu Álvaro Ferreira nas eleições presidenciais do Conselho Deliberativo do rubro-negro. Apoiado por Bap, o candidato pode ser importante para o futuro mandatário na tentativa de promover uma reforma estatutária no clube.

A ideia de Bap é enviar, logo nos primeiros meses de 2025, uma sugestão ao Conselho Deliberativo para mudar alguns pontos do estatuto do Flamengo, como o número de vice-presidências. O futuro presidente pretende profissionalizar todas as áreas do clube e esvaziar o poder de amadores.

Larga vantagem

A chapa 1, de Lomba, recebeu 943 votos (84,3%), contra 171 da chapa 2, de Álvaro Ferreira. Foram 1.118 votos no total, com dois nulos e dois em branco.

Nome já conhecido nos bastidores do Flamengo, Lomba já era considerado favorito antes mesmo do pleito. Ex-vice-presidente do Conselho Deliberativo, o dirigente também chegou a ser VP de futebl no fim do mandato de Eduardo Bandeira de Mello, em 2018.

Aos 56 anos, Ricardo Lomba é funcionário da Receita Federal e Inspetor-Chefe na Alfândega do Rio de Janeiro. Ex-vice-presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, é graduado em engenharia elétrica e tem pós-graduação em direito tributário e finanças públicas. Ele concorreu à presidência do clube em 2018, quando foi derrotado por Landim. Já Sílvio Bastos, seu vice, é advogado e procurador da Fazenda.

Fonte: Extra