O Campeonato Carioca está próximo de um retorno, com a possibilidade de um confronto já nesta quinta-feira entre Flamengo e Bangu. Mas o jogo corre o risco de ter pouquíssimas testemunhas.

Flamengo e TV Globo ainda não chegaram a um acordo para exibição das partidas restantes – as conversas travaram depois de duas negativas da emissora a contrapropostas do clube. O motivo do entrave até o momento é a "FlaTV", o canal rubro-negro no Youtube.

Inicialmente, a Globo fez uma proposta ao Flamengo com um valor considerado baixo pelo clube, como informou o jornalista Rodrigo Mattos, no portal UOL . O Flamengo então fez duas contrapropostas: a primeira por um valor maior, considerada alta pela emissora, e a segunda com um montante parecido à oferta inicial da Globo, mas com a condição de que as partidas fossem transmitidas também na FlaTV. A emissora não topou.

De acordo com apuração da ESPN , o clube chegou a acenar com a possibilidade de dividir os possíveis seis jogos restantes do Flamengo no Carioca entre Globo e FlaTV. Seriam três jogos exclusivos para cada um, sem custos para qualquer um dos lados. Mas a ideia tampouco foi à frente.

No início do ano as partes negociaram, mas a detentora dos direitos de transmissão do Carioca manteve a proposta de pagar ao Flamengo o mesmo valor aos outros três clubes grandes do Rio de Janeiro, cerca de R$ 18 milhões.

Sem sucesso. Flamengo e Globo acertaram um acordo para exibição do confronto entre os rubro-negros e a Portuguesa, em 14 de março. Na ocasião, tanto FlaTV quanto Globoesporte.com transmitiram a partida. O acordo valeria também para o jogo contra o Bangu, mas depois de mais de três meses de paralisação o panorama mudou.

A reportagem enviou três perguntas à TV Globo:

  1. A TV Globo fez a primeira oferta ao Flamengo pela transmissão dos jogos do Carioca?

  2. A TV Globo recebeu duas contra-propostas do Flamengo referente à transmissão dos jogos do Carioca?

  3. TV Globo, de fato, não concordou com uma transmissão também da FlaTV, como já ocorreu em Flamengo x Portuguesa, no último jogo antes da paralisação devido à pandemia da Covid-19?

Resposta da emissora, por meio de sua comunicação:

"Mesmo ainda sem clareza de quando o Campeonato Carioca volta aos campos, a Globo e Flamengo vêm tentando desde o mês passado chegar num acordo para a transmissão dos jogos restantes do clube no Estadual. No Carioca 2020 só tivemos uma exibição do Flamengo no jogo contra a Portuguesa, já sem público antes da paralisação, quando fizemos uma permuta de direitos, sem custos envolvidos, em que Globo e Flamengo ofereceram a partida gratuitamente em suas plataformas digitais".

"Desta vez, considerando o propósito mais amplo do que está sendo negociado e, principalmente, pela manifesta expectativa do Flamengo por um pagamento de direitos, a Globo evoluiu a proposta para um acordo financeiro para a exibição das partidas na TV aberta e PPV. Um grande esforço para a Globo, com o objetivo de oferecer ao torcedor flamenguista e carioca a possibilidade de acompanhar os jogos e atender expectativas do clube".

"A proposta foi rejeitada pelo clube, exercendo seu legítimo direito de gerir seus ativos. Da mesma forma, a Globo avaliou as alternativas apresentadas pelo Flamengo. Ainda estamos longe de um acordo, mas seguimos confiantes que o clube verá o nosso esforço, nesse momento de dificuldade financeira para todo o mercado, em tentar levar os jogos para os rubro-negros ávidos por ver seu time em campo".