Atualizada às 9h30

Nesta quarta-feira, a TV Globo enviou carta em tom de cobrança à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) sobre a participação de todos os clubes na competição.

No documento, a emissora não garante o reinício das transmissões das partidas do Campeonato Carioca sob o argumento de que há incerteza sobre as condições de segurança em meio à pandemia para atuação de profissionais.

Ela também questiona o formato das condições de retorno da competição na véspera da data marcada para o reinício. De acordo com fontes da reportagem, a Federação recebeu o documento, mas, procurada, não foi encontrada para um posicionamento oficial.

"É essencial que a Ferj assegure à Globo precisamente em que condições se dará o reinício do Campeonato Carioca, e que confirme a participação de todas as equipes que iniciaram a competição, a fim de que possa ser avaliada a viabilidade do reinício das transmissões", diz um trecho da carta.

Depois de muita polêmica em reuniões virtuais, o Campeonato Carioca está com data marcada para retorno nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã, para a partida entre Bangu e Flamengo . A TV Globo já não pode transmitir o confronto por não ter chegado a um acerto com o clube rubro-negro depois de rodadas de negociações até esta semana.

Botafogo e Fluminense têm jogos marcados já na próxima semana, mas desejam um período de preparação para treinamentos, admitindo só atuar em julho. Caso contrário, a disputa deve parar na Justiça. O Alvinegro, inclusive, admite a possibilidade de se retirar da disputa caso não seja atendido.

Detentora dos direitos do Campeonato Carioca até 2024, a Globo também demonstra preocupação com o protocolo da entidade, nomeado de "Jogo Seguro" e chamado de "impreciso" na carta.

Confira a íntegra do documento enviado pela Globo à Ferj:

"Prezados Senhores,

Fazemos referência à Proposta Comercial referente à cessão dos direitos de exibição e transmissão das temporadas de 2017 a 2024 do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro firmada em 17 de junho de 2016 entre a Federação e a Globo, bem como seus aditamentos de 13 de março de 2017 e 06 de maio de 2017, bem como o termo de antecipação (todos em conjunto, “Proposta”).

Tomamos conhecimento que a FERJ decidiu em reunião Arbitral do Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro, realizada em 16/06/2020, retomar as partidas do Campeonato Carioca de 2020, a partir de 18/06/2020.

Não obstante, fomos informados de que alguns clubes grandes se manifestaram contrários ao retorno das partidas nos moldes planejados pela FERJ, afirmando tais Clubes que não possuem condições mínimas para realizar suas partidas nas datas agendadas, com segurança para os profissionais envolvidos.

Salientamos nossa profunda preocupação com a ausência de segurança para a realização dos jogos, tanto para os profissionais que participam do espetáculo quanto em relação às equipes que participam da transmissão e cobertura jornalística das partidas. O protocolo apresentado é impreciso em relação a vários aspectos do trabalho destes profissionais e não sabemos se houve a aprovação pelas autoridades públicas na área da saúde.

Ademais, é necessário tempo e planejamento para que se viabilize o retorno da transmissão dos jogos. A indefinição sobre as condições de segurança para essa retomada e a incerteza sobre o formato que será adotado para o reinício do campeonato às vésperas da data marcada para seu reinício causam grande preocupação e tornam incerta a viabilização da retomada das transmissões.

É essencial que a FERJ assegure à Globo precisamente em que condições se dará o reinício do Campeonato Carioca, e que confirme a participação de todas as equipes que iniciaram a competição, a fim de que possa ser avaliada a viabilidade do reinício das transmissões.

Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos."

Na manhã desta quinta-feira, a emissora carioca - através de seu departamento de comunicação - enviou um posicionamento à reportagem sobre o conteúdo da carta. Leia abaixo:

"A Globo tomou conhecimento da decisão da FERJ, em reunião arbitral realizada ontem, sobre o retorno do Carioca 2020 nesta quinta-feira, 18. Entretanto, fomos informados de que não há consenso entre os grandes clubes sobre a retomada da competição e que alguns alegam que não há condições mínimas para os profissionais de futebol realizarem as partidas nas datas agendadas pela Federação.

A Globo vê com grande preocupação a ausência de segurança para a realização dos jogos, tantos para os profissionais que participam do espetáculo quanto para as equipes de transmissão e cobertura jornalística das partidas.

Não mediremos esforços para que os torcedores possam ver seus times novamente em campo, porém é essencial que a FERJ assegure em que condições se dará o reinício do Campeonato Carioca e que confirme a participação de todas as equipes que iniciaram a competição, a fim de que possa ser avaliada a viabilidade do reinício das transmissões".