Campeonato Brasileiro pode classificar 5 clubes para Libertadores este ano

As mudanças anunciadas pela Conmebol para o calendário da Copa Libertadores - e que ainda precisam ser confirmadas em reunião do Comitê Executivo da entidade no próximo domingo, em Bogotá, na Colômbia - mexem com os campeonatos no Brasil. Nesta quinta-feira, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, informou que o país deve ter mais uma vaga no principal torneio sul-americano, que vai crescer para 42 participantes no total. E essa vaga será do Campeonato Brasileiro, segundo anunciou a CBF. O Brasileirão de 2016, portanto, deve classificar um G-5, e não mais G-4, este ano. A quinta vaga dará ingresso na chamada pré-Libertadores, etapa anterior à fase de grupos.

TABELA: Confira o G-5 atual do Campeonato Brasileiro

- Se essa vaga ocorrer, seria o G-5, sim. Não será um convite, mas uma decisão técnica. A Conmebol fez questão de deixar isso claro, seria uma vaga para a principal competição nacional. No nosso caso, o Campeonato Brasileiro - declarou Flores. - Esperamos divulgar o novo calendário o quanto antes. Aguardamos a deliberação de Bogotá, no próximo domingo, e, a partir daí, divulgaremos as coisas. Expectativa é que isso ocorra já na semana que vem - acrescentou o dirigente.

Haverá impacto na Copa do Brasil. A competição pode ficar mais curta.

- Ainda estamos vendo, estudando. Vamos mexer o mínimo possível para o calendário de 2017. Manter as premissas do comitê de reformas sobre o calendário: férias, pré-temporada, eliminatórias - informou Flores.

A intenção da CBF é de que, a partir de 2017, clubes que disputem as oitavas de final da Copa do Brasil também possam estar na Libertadores.

– A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente, e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores - declarou Flores.

TABELA: Jogos e classificação da Copa do Brasil

A partir do ano que vem, a Copa Libertadores da América será disputada entre os meses de fevereiro e novembro. Com isso, a maior competição de clubes da América do Sul terá duração de 42 semanas, em vez de 27, como foi até a edição atual, de 2016. Isso, porém, ainda precisa ser confirmado na reunião de Bogotá, no domingo. Assim como será decidido para que países irão as quatro vagas a serem criadas na Libertadores do ano que vem.

A partir da decisão da Conmebol é que a CBF fará as adequações que forem necessárias ao calendário do futebol brasileiro em 2017.

Fonte: O Globo