Campeão por Flamengo e Bahia, Hernane Brocador vê coração dividido na Copa do Brasil

Em alguns personagens, o apelido ganha mais notoriedade do que o próprio nome. Esse é o caso, por exemplo, do baiano Hernane, conhecido como Brocador por causa da vitoriosa passagem pelo Flamengo . Na ocasião, ele foi herói e artilheiro do título da Copa do Brasil de 2013.

Natural de Bom Jesus da Lapa, interior da Bahia, Hernane só conseguiu se profissionalizar aos 21 anos, no Atibaia. Da quarta divisão paulista pulou para o São Paulo e teve Cotia como casa por algum tempo. Esteve emprestado para Rio Preto, Toledo, Catanduvense e Paulista até ser comprado pelo Paraná. Logo depois, chamou atenção do Mogi Mirim com 16 gols em 22 jogos. E foi com esse status de goleador que chegou ao Flamengo , por empréstimo, em 2012. Naquele ano, foram apenas 14 jogos e três gols - sendo um que afastou o clube do possível rebaixamento no Brasileirão.

Hernane comemora, Flamengo x Nova Iguaçu — Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Mas foi em 2013 que o atacante se consolidou e viu sua vida mudar. Hernane ganhou o apelido de Brocador durante um treinamento de finalização com os companheiros. O apelido virou identidade em uma temporada em que foi artilheiro do Carioca (12 gols), da Copa do Brasil (8 gols) e do Brasil (36 gols). E, claro, se tornou um dos protagonistas do improvável título da Copa do Brasil, já que o clube iniciava o processo de reconstrução e não tinha o mesmo poder de investimento dos dias de hoje.

Mas qual o ponto em comum de Hernane com o confronto entre Bahia e Flamengo , às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil? Hernane também jogou pelo Tricolor de Aço e ganhou o carinho da torcida com os títulos conquistados (Copa do Nordeste e Campeonato Baiano). E depois de viver a reestruturação do Flamengo há mais de 10 anos, ele acompanha como torcedor os investimentos do Grupo City no Bahia, seu time de infância.

Hernane marca gol salvador contra o Sampaio Corrêa — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

- Eu joguei nos dois times. Eu, como baiano e torcedor do Bahia, fico feliz por ter jogado nesses dois clubes. Conquistei a Copa do Brasil pelo Flamengo , foi um jogo histórico na minha vida, na minha carreira. O Bahia hoje é um novo Bahia. Eu joguei lá entre 2016 a 2018 e hoje tem um novo Bahia. Um muito mais qualificado, que tem um quarteto muito ofensivo, muito bem entrosado e muito bem treinado - comentou Hernane ao ge , antes de completar:

- Eu creio que vai ser um jogo bom, um jogo disputado. Não dá para cravar um favorito nessa partida, até porque o Bahia é um equipe que é muito forte também fora de casa, é bem agressiva, joga para fazer o gol. Creio que vai ser um jogo muito bom, muito bonito de assistir e que vença o melhor - finalizou.

Torcedor do Bahia, o atacante comemorou o alto investimento do Grupo City, destacou a importância da reestruturação dos clubes para um futebol de qualidade no Brasil e citou exemplos de Flamengo e Palmeiras, os maiores campeões do país nos últimos anos. Para ele, o Bahia está no caminho de conquistar um título de expressão nacional.

- Saber que o Bahia vem crescendo cada vez mais me deixa muito feliz. A partir do momento que o Grupo City assumiu, o Bahia cresceu bastante.A tendência é crescer cada vez mais. Isso é bom para o futebol brasileiro. Olha como o Flamengo mudou, o Palmeiras mudou, e agora o Bahia vem tendo essa mudança também. Sempre para melhor, quem ganha com tudo isso é o Brasil que está fazendo equipes fortes e disputando competições de igual para igual.

- Então, cada vez mais o Campeonato Brasileiro vai ficando mais forte. Isso é muito, muito bom. É bom você ver um futebol bonito, jogado com muito mais qualidade. O Brasil estava ficando carente disso, de futebol bonito. O Bahia cada vez mais tem a tendência de crescer e ficar mais forte e estar disputando esses títulos. Com certeza, logo logo, o Bahia vai conseguir um título de uma expressão nacional - analisou sobre o investimento do Bahia.

Hernane gol, Flamengo x Emelec — Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Nesta quarta-feira, o Flamengo não terá os dois principais artilheiros do elenco nos últimos anos: Gabigol e Pedro se recuperam de lesões na coxa. Para Hernane, esse é um fator de dificuldade para o time rubro-negro enquanto o Bahia sai na frente por ter Everaldo e Thaciano à disposição de Rogério Ceni.

- Para a equipe do Flamengo vai ser muito ruim porque você perde seus dois centroavantes (Pedro e Gabigol) e o terceiro (Carlinhos) não pode jogar por já ter jogado a competição. Mas a gente sabe da força que tem o Flamengo , tanto dentro quanto fora de casa. Tem jogadores de velocidade e jogadores de muita qualidade. Mas, nesse ponto aí, o Bahia sai um pouco na frente porque tem o seu centroavante Everaldo e mais o Thaciano, que vive um bom momento - afirmou, completando com uma análise do estilo de jogo:

- Para o Flamengo é ruim não ter o jogador de referência. Se precisar de um estilo de jogo, em caso de ter tomado um gol e ter que buscar o gol de qualquer maneira, você não ter a sua referência para fazer o jogo apoiado. Para o Flamengo é ruim ter que usar a velocidade o tempo todo. Caso o Rogério Ceni use uma estratégia de parar ou tentar parar o jogo de velocidade, o Flamengo vai precisar de um jogo apoiado e, sem os três centroavantes, não vai ter esse jogo. Vai ser um pouco mais difícil para o Flamengo por ter que usar somente um estilo de jogo. A gente sabe que qualidade na equipe do Flamengo não falta. Vai ser um jogo muito disputado, mas o Bahia sai na frente por ter jogadores de referência no ataque para esta partida - encerrou.

Hernane Brocador é o artilheiro da Portuguesa-RJ em 2024 — Foto: Bruno Maia/AA Portuguesa

Após 10 anos, Hernane voltou a jogar no futebol carioca. O atacante de 38 anos agora defende a Portuguesa-RJ, no centenário do clube, e usa a camisa 100. São oito gols em 24 jogos. A Lusa disputa a classificação às quartas de final da Copa Rio contra o Maricá. O primeiro jogo terminou em 2 a 2, e o segundo e decisivo duelo acontece nesta quarta, às 19h (de Brasília), no Luso Brasileiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte