Campeão! E agora? Entenda as vantagens do Flamengo após a conquista da Taça Guananara

Com o título da Taça Guanabara , o Flamengo tem em mãos uma importante vantagem e terá que tomar uma decisão quanto ao planejamento deste primeiro semestre. Já garantido na final do Campeonato Carioca, o rubro-negro pode aproveitar a brecha no regulamento da competição para usar a Taça Rio como uma extensão da pré-temporada e focar a atenção exclusivamente na Libertadores.

Primeiramente, é preciso lembrar que foi retomada a tradicional fórmula do Campeonato Carioca, que reúne os campeões de turno na grande final da competição. Isso significa que o já finalista Flamengo não precisa tratar a Taça Rio como prioridade e pode usá-la como uma laboratório para dar ritmo ao elenco e, principalmente, aos reforços contratados nesta janela.

Importante dizer que, mesmo que o Flamengo também conquiste a Taça Rio, não será automaticamente o campeão carioca. Para isso, o rubro-negro precisa vencer o segundo turno e também ser o clube com maior número de pontos no somatório das duas fases. Caso contrário, mesmo com as duas taças em mãos, terá de enfrentar o dono da melhor campanha na decisão.

Cabe citar que, mesmo disputando todos os jogos da Taça Rio no Maracanã, o Flamengo terá três compromissos pela Copa Libertadores no mês de março: Junior Barranquilla (04/03), adversário a confirmar (11/03) e Independiente del Valle (19/03), sendo a estreia e a terceira rodada com viagens para fora do Brasil.

As finais gerais do Campeonato Carioca ainda não tem datas confirmadas pela Ferj, mas a tendência é que os jogos sejam disputados nos dias 19 e 26 de abril.

Fonte: Extra