Câmeras do VAR que não foram exibidas durante o jogo indicam último toque de Ayrton Lucas em gol anulado do Flamengo

Um lance polêmico marcou o final do jogo entre Flamengo e Olímpia, pelas oitavas de final da Libertadores. Já nos acréscimos, um gol do time rubro-negro foi anulado por impedimento, mas os jogadores brasileiros alegaram que o passe veio do defensor rival e não de Ayrton Lucas, que participou da jogada. Após uma longa espera, o VAR enxergou um toque do lateral flamenguista e anulou o tento de Victor Hugo.

Contudo, o lance poderia ser mais rápido e didático se a Conmebol divulgasse as imagens de duas outras câmeras do VAR, que não foram exibidas no jogo, mas indicam o último toque de Ayrton Lucas para Gabigol. As imagens exibidas na transmissão da partidas sugerem que o último toque tivesse sido de Cardozo.

O lance foi invalidado justamente pela posição irregular de Gabi, que participa da jogada que termina com gol de Victor Hugo. Assim que o gol foi marcado, a sala do VAR alertou ao árbitro Wilmar Roldán da possível posição irregular. O rubro-negro já perdia por 3 a 1 no momento.

A Conmebol divulgou horas depois o áudio da conversa entre o VAR e o árbitro Wilmar Roldán no gol anulado. A análise do lance por parte do árbitro de vídeo considerou que Ayrton Lucas foi quem deu o último toque na bola antes de Gabigol, que estava em posição irregular. Assim, considerando que o gol foi corretamente anulado.

"Quero ver se toca na bola. Se toca, está claro impedimento", diz um dos auxiliares na sala do VAR em relação a Ayrton Lucas, que disputa a bola com Cardozo, do Olimpia.

Os auxiliares da sala de vídeo analisam outros ângulos e chegam à conclusão que houve toque do jogador do Flamengo. "Aí está, perfeito. O pé do vermelho (Ayrton Lucas) a joga".

A partir dali, é traçada a linha de impedimento que invalida de vez a jogada. O gol, que poderia levar a disputa da vaga aos pênaltis, acaba anulado."

Fonte: Extra