A vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama na noite de hoje (10), no Castelão, foi um passo fundamental na luta do Fortaleza pela permanência na Série A. Já o time de Vanderlei Luxemburgo se complicou um pouco mais. Esta 35ª rodada ainda teve vitória do ameaçado Sport sobre o líder Internacional , resultado que pode ser fundamental para permanência. Abaixo o UOL Esporte faz algumas contas sobre o rebaixamento.
O Botafogo (24 pontos) é o lanterna e já caiu de forma antecipada. Acima dele está o Coritiba (28), que tem quatro jogos a fazer e pode chegar no máximo a 40 pontos —por isso, está por um fio. É do Goiás (33 pontos) para cima que a calculadora pega fogo, e a briga envolve Vasco e Bahia (ambos com 37), Fortaleza e Sport (41 cada).
Sport
Já está bem perto de permanecer no Brasileirão, mas ainda não está matematicamente garantido. Ainda mais porque a tabela é desafiadora, com jogos contra Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Athletico. Se chegar a 46 pontos, o
Sport
está salvo com certeza; se fizer menos do que isso vai precisar seguir de olho ao retrovisor.
Fortaleza
Também praticamente garantido na próxima Série A, dependendo somente de um esforço final. Uma vitória sobre o Bahia, na 37ª rodada, salva o Leão da briga contra o rebaixamento; enquanto a derrota pode render uma rodada final dramática.
Bahia
Após dois empates recentes em jogos diretos contra Vasco e Goiás, o
Bahia
ainda terá um terceiro, contra o Fortaleza. Mas a maior preocupação do Tricolor de Aço é mesmo o Vasco, em uma disputa bem particular: se terminar à frente dos cariocas, a permanência é certa --exceto se o Goiás conseguir arrancada.
Vasco
O drama é real, e a derrota de hoje pode custar muito caro ao
Vasco da Gama
. A disputa parece polarizada com o Bahia, pois ambos têm 37 pontos e jogos bem complicados pela frente --dificilmente vai dar para buscar Fortaleza ou Sport. Contra Internacional, Corinthians e Goiás, o time de Luxemburgo terá que jogar a vida para não viver o quarto rebaixamento do clube.
Goiás
A permanência do Goiás só é possível com três vitórias, não tem muita negociação. E mesmo se chegar a 42 pontos, precisa torcer para que Vasco e Bahia fiquem limitados a quatro pontos cada nos três jogos que faltam.
Os jogos que restam para os ameaçados:
Sport:
Red Bull Bragantino (em casa), Atlético-MG (casa) e Athletico (fora)
Fortaleza:
Palmeiras (F), Bahia (C) e Fluminense (F)
Bahia:
Atlético-MG (F), Fortaleza (F) e Santos (C)
Vasco:
Internacional (C), Corinthians (F) e Goiás (C)
Goiás:
Botafogo (C), Bragantino (C) e Vasco (F)
Coritiba:
Santos (F), Palmeiras (C), Ceará (C) e Atlético-GO (F)