O Fluminense vive um momento delicado na temporada. A equipe vem caindo de rendimento com a sequência de jogos e a parte física está refletindo em campo. No próximo domingo, o Tricolor fará a 23ª partida em 11 semanas.

A última vez que o técnico Roger Machado teve uma semana cheia para trabalhar foi entre 11 e 17 de abril. De lá para cá a equipe disputou as finais do Carioca, a fase de grupos da Libertadores, a terceira fase da Copa do Brasil e oito rodadas do Campeonato Brasileiro.

Com tantas partidas, é natural que a intensidade em campo esteja diminuindo. O Fluminense está a quatro jogos sem vencer e vem de uma goleada diante do Athletico Paranaense, por 4 a 1.

Neste domingo, o Tricolor reencontra o Flamengo pela nona rodada do Brasileirão. As duas equipes duelaram pelo título carioca em maio, com vitória rubro-negra.

Para o clássico, que será disputado na Neo Química Arena, Roger Machado espera contar com reforços. O lateral-direito Samuel Xavier e o atacante Caio Paulista, livres dos problemas musculares, treinaram com a equipe no CT Carlos Castilho e podem ser relacionados.

“Essa instabilidade com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores acabam tirando um pouco dos trilhos o trabalho, que a gente espera retomar com saída de jogadores também do departamento médico, para gente buscar mais opções para esse clássico”, afirmou Roger após a goleada sofrida diante do Furacão.

Samuel Xavier entrou em campo pela última vez na derrota para o Atlético-GO e perdeu os últimos dois jogos, contra Corinthians e Athletico-PR. Já Caio Paulista não atua desde o empate com o Fortaleza, no Castelão e acumula três jogos de ausência.