Em meio à troca de comando técnico, o Corinthians tem uma pendência para resolver: a renovação contratual de Bruno Méndez. O vínculo do defensor uruguaio é válido apenas até o final da temporada e, neste momento, as conversas por um acordo para que o beque siga no clube estão estagnadas.

O clima no Parque São Jorge é de pessimismo. A reportagem da Gazeta Esportiva apurou que Bruno tem a ideia de deixar o Timão desde que retornou do período de empréstimo com o Internacional , em junho de 2022. O zagueiro, inclusive, não queria deixar o Colorado , onde jogou bem, foi querido pela torcida e teve sequência como titular.

O retorno de Bruno ao Corinthians reforçou seu desejo de deixar o clube por dois motivos: falta de sequência como titular e o alto número de jogos atuando na lateral direita, função que pode exercer, mas não tem preferência.

O atleta fazia parte do rodízio implementado por Vítor Pereira ano passado até ganhar a posição de titular no início de 2023, com Fernando Lázaro. Méndez começou jogando em grande parte do Campeonato Paulista , ao lado de Gil, muito graças ao momento ruim de Balbuena na época.

Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, Bruno passou a ficar mais vezes no banco de reservas. A defesa do Timão era majoritariamente formada por Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos, com o uruguaio sendo opção para o segundo tempo. Mais do que isso, Méndez passou a atuar bastante como lateral-direito. Na visão do jovem de 24 anos, atuar como beque é fundamental para que ele seja lembrado pela seleção uruguaia, comandada por Marcelo Bielsa.

Com Luxa, Bruno jogou 15 vezes como lateral e 12 como zagueiro. Mesmo com a preferência em atuar no miolo da defesa, Méndez foi convocado duas vezes pelo Uruguai neste ano, ambas como lateral direito.

Cadê as propostas?

Bruno nunca escondeu o desejo de jogar na Europa. Inclusive, o defensor esperava por propostas nesta última janela de transferências de meio de ano, mas não houve uma oferta considerada vantajosa pelo zagueiro e seu staff.

Tendo isso em vista, a diretoria corintiana esperava que a renovação contratual fosse facilitada, mas não foi o que ocorreu, pelo menos até o momento.

Méndez desperta interesse de outros clubes brasileiros, como o próprio Internacional e o Flamengo . A posição do Corinthians é clara: manter o jogador, mas não vai entrar em leilão para estender o vínculo do uruguaio.

Reencontro com Mano Menezes

Algo que joga a favor de uma renovação de Bruno é o retorno de Mano Menezes ao clube. O defensor era titular com o treinador no Internacional, sempre atuando na zaga. Além disso, o técnico é conhecido por montar bons sistemas defensivos, protegendo os atletas da retaguarda.

Situação atual

Neste momento, Bruno Méndez pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e deixar o Corinthians de graça ao final do ano. Com Luxemburgo, o uruguaio vinha sendo relacionado normalmente, e a tendência é que siga assim com Mano Menezes.

A cúpula alvinegra já fez a proposta para a renovação contratual e aguarda um retorno do staff do jogador. Até lá, o clima de pessimismo só vai aumentando no CT Dr. Joaquim Grava, e a chance do Corinthians perder Méndez de graça é considerável.

Relembre a contratação

Bruno Méndez chegou ao Corinthians em fevereiro de 2019, quando Fábio Carille comandava a equipe. Na época, o Timão desembolsou US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 13 milhões daquele período) para contar com os serviços do jovem revelado pelo Montevideo Wanderers .

O zagueiro teve dificuldade de se firmar, com diferentes treinadores. Não por acaso, foi emprestado ao Internacional em 2021 justamente para ter mais minutos.

Próximos jogos do Corinthians: