Na última quinta-feira (9), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, recebeu uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que o suspendeu por 12 jogos e impôs uma multa de R$ 60 mil. Apesar da gravidade da sanção, a expectativa do clube carioca é que o jogador possa atuar normalmente na CONMEBOL Libertadores. A decisão do STJD, segundo informações apuradas, se aplica apenas a competições organizadas pela CBF, o que significa que, para que a punição se estendesse a torneios internacionais, como a Libertadores, seria necessária a homologação da unidade disciplinar da entidade.
Durante o julgamento, o relator Dr. Alcino Guedes argumentou a favor da extensão da pena para competições internacionais, incluindo os confrontos decisivos contra o Estudiantes, da Argentina. Esses jogos estão agendados para as quartas de final da Libertadores, com a partida de ida marcada para o Maracanã no dia 18 de setembro e a volta em La Plata no dia 25. Michel Assef Filho, advogado do Flamengo, expressou confiança de que a punição não se aplicará à competição sul-americana, afirmando que não considera a possibilidade de a decisão ser estendida.
Se a punição for mantida e não houver efeito suspensivo, Bruno Henrique desfalcará o Flamengo em uma série de jogos do Campeonato Brasileiro, incluindo confrontos contra Juventude, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Sport, São Paulo, Santos e Fluminense. O retorno do atacante, portanto, só ocorreria na 35ª rodada, no duelo contra o Red Bull Bragantino. Contudo, o Flamengo ainda tem um jogo pendente contra o Sport, devido à disputa do Mundial de Clubes, que pode afetar ainda mais o calendário do jogador.
Próximos Desafios do Flamengo
O Flamengo se prepara para uma sequência intensa de partidas. Os próximos jogos incluem:
- Juventude (F) - 14/9, 16h (de Brasília) - Brasileirão
- Estudiantes (C) - 18/9, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+
- Vasco (C) - 21/9, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão
Enquanto aguarda a decisão sobre o recurso ao Pleno do STJD, o Flamengo buscará um efeito suspensivo que permita a Bruno Henrique continuar em campo até que um julgamento final seja realizado. A situação do atacante é um ponto crucial para as aspirações do clube na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, onde a presença de seu principal jogador pode ser determinante para o sucesso da equipe.