Um princípio de crise que começa a ser contornado no Flamengo . Após a saída do gerente de futebol Paulo Pelaipe , coube ao vice-presidente Marcos Braz vir a público se pronunciar. Ao lado de Bruno Spindel, o dirigente conversou com a imprensa no Ninho do Urubu, nesta terça-feira, e afirmou não há desconforto com o presidente Rodolfo Landim sobre essa questão.
— Confirmo que eu não sabia. Isso foi ontem. Vi que precisava me pronunciar. 24 horas depois eu venho aqui falar. Soube na parte da manhã. Tenho relação boa com o Pelaipe. Falava muito com ele. Usava muito ele aqui. Bruno também usava. A reação era boa. Atribuir a A, B, C não é o caso. Não vou falar de nome (sobre Bap). Minha relação com o presidente e boa, de confiança, não tenho nenhum desconforto de não ter esse contrato (renovado) — declarou Braz.
— Não fomos comunicados. Assim como o clube não comenta quando não renova algum contrato. Pelaipe estaria na coletiva, que seria hoje, então estou aqui, para desejar feliz ano novo a todos. Eu e Bruno pedimos a renovação do contrato e não foi possível. Não tem nome. Acabou o contrato e o Flamengo não renovou. Conversei com o Landim bastante tempo e foi muito bom esse papo. Falei como me sentia. Mas vai ficar entre nós — completou.
A decisão pela demissão de Pelaipe foi tomada na última segunda-feira pelo trio Rodolfo Landim, Luiz Eduardo Baptista (o Bap) e o CEO do clube, Reinaldo Belotti. Landim volta de férias nos próximos dias, e o Conselho Diretor se reúne no dia 13 próximo, na Gávea. A maioria dos vice-presidentes também não foi consultada sobre a saída do gerente de futebol, menos ainda o conselho de futebol, do qual Braz faz parte ao lado de Bap, Diogo Lemos, Dekko Roisman e Fábio Pálmer.
Outro ponto lembrado foi a declaração polêmica de Jorge Jesus ao jornal português "CMTV", onde constestou os valores da venda de Reinier para o Real Madrid, da Espanha, alegando que "o Flamengo não sabe valorizar a sua marca". Braz foi firme ao rebater afirmando que existem pessoas contratadas especificamente para esta área dentro do clube.
— Fomos buscar ele lá para ser o técnico, sabia que ele iria fazer todos esses resultados. Na parte financeira é uma análise dele que não vou discutir, mas não preciso dele pra fazer essa análise. Há departamentos para discutir valores de atletas. Contratamos o Jesus para a área técnica, para área de avaliação financeira temos profissionais aqui pra isso.
Além de Pelaipe e Reinier, Braz falou sobre a novela Gabigol . Sem vínculo desde 31 de dezembro, quando o empréstimo junto a Inter de Milão foi encerrado, o camisa 9 segue na mira do clube. A ideia do Flamengo é seguir tendo paciência para negociar, assim como foi com outros reforços.
— Ano passado tivemos uma definição já em janeiro. Flamengo esperou lá atrás sem os resultados e os títulos, posso esperar um pouco agora. Tivemos paciência com Rafinha, Filipe Luís. Ta no tempo dele. A gente tem o nosso — declarou Braz.
— Ha decisões do Flamengo, do jogador e da Inter. Não tem um detalhe específico impedindo o acerto. Tem que ter tranquilidade. O objetivo é ele ficar e se não ficar vamos ter que buscar outra alternativa — completou Spindel.
Confira outras respostas de Marcos Braz:
Negociação com Michael: "A gente precisa qualificar o elenco por inteiro. Michael é bom jogador. Não (negociação não está avançada)"
Jesus se pronunciou sobre a demissão de Pelaipe? "Ainda não falei com ele (Jorge Jesus). Temos o fuso. Mandei mensagem para ele sobre outra coisa "
Liberação de Gustavo Henrique: "Vou respeitar o direito do Santos. Ele fica lá e depois ele vem "
Futuro de Marcelo Salles: "O Marcelo Salles nunca saiu. Ele fez cursos na CBF, é uma pessoa da minha confiança. Vai ser o coordenador técnico deste período (Taça Guanabara "
Apresentaçao do elenco profissional: "A reapresentação dos jogadores do Flamengo que estão de férias será no dia 27 de janeiro "