Brasileiros fracassam em duelos internacionais. Por que insistimos em demonizar os estrangeiros?

Flamengo, Chapecoense, Palmeiras, Atlético Mineiro e Santos na Libertadores. São Paulo, Cruzeiro e Corinthians na Copa Sul-americana. Já são oito os times brasileiros eliminados por equipes estrangeiras das competições internacionais na temporada. Quatro deles jogando em casa as pelejas que marcaram suas despedidas. E não é uma novidade, isso acontece anualmente, apesar da disparidade econômica entre os clubes do Brasil em relação aos vizinhos.

Para Mauro, Corinthians não soube sair da armadilha do 'gelado' Racing: 'Faltou repertório'

Empáfia, autossuficiência, dinheiro mal investido, atraso de muitos treinadores... São muitas as justificativas, mas é fato que isso se repete com frequência. Em parte com apoio da imprensa, que ao "defender" times do país ajuda a maquiar a realidade. No empate sem gols entre Racing e Corinthians, a transmissão da TV Globo dedicou boa parte do tempo para condenar o comportamento dos argentinos. Mas foi do corintiano Rodriguinho a jogada mais violenta.

"O Rodriguinho foi numa dividida e ele expulsou o Rodriguinho" , Fágner , lateral do Corinthians, reclamando no Sportv ao deixar o gramado, sobre o lance abaixo

É preciso mais autocrítica e coragem para tocar na ferida. Mostrar onde erram os times daqui e quais as virtudes dos de fora. Afinal, o velho discurso que tenta fazer dos estrangeiros vilões e dos brasileiros pobrezinhos não engana mais ninguém que consiga juntar lé com cré . Os fracassos continuarão acontecendo na mesma escala, ou pior, enquanto no Brasil muitos insistirem em arrumar desculpas tolas para defeitos que, assim, seguirão sem correção.



E ainda surgem declarações surreais, como as de Fágner, que levou uma entrada dura de Grimi no final do primeiro tempo e logo depois deu o "troco" em Lisandro López. Saindo de campo, reclamou ao Sportv da expulsão de Rodriguinho, que se explica naturalmente no vídeo acima. O lateral pede que os brasileiros se unam.

Fagner critica arbitragem, relembra jogo do Palmeiras e pede: 'O futebol brasileiro precisa se unir'

Deveriam jogar mais bola, para não ser eliminados por times como Guaraní de Assunção, Palestino. Jorge Wilstermann, Barcelona de Guayaquil, Nacional do Paraguai e outros clubes de orçamento muito mais modesto e que despacham ricos elencos de times do Brasil das competições em nosso continente.


Inscreva-se no Youtube

Siga no Instagram: @maurocezar000


Fonte: Espn