Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil: agosto promete ser intenso para os clubes; veja calendário

Agosto promete ser quente no futebol brasileiro. Com o fim da Copa América, a Libertadores está de volta na fase de oitavas de final. Em meio ao acirramento do calendário no próximo mês, a disputa do Campeonato Brasileiro seguirá com duelos diretos entre os times do pelotão de frente e também da zona do rebaixamento. Além disso, a Copa do Brasil, iniciará a disputa das oitavas ainda no dia 31 de julho — volta em 7 de agosto.

O sorteio, inclusive, será realizado na quinta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ele ocorrerá sem separação por potes, o que libera, por exemplo, a realização de clássicos estaduais.

Dos 16 times que seguem na briga pelo título da Copa do Brasil, sete disputarão o mata-mata da Libertadores: Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

Botafogo, Palmeiras e Flamengo são os três primeiros do Brasileiro e e se enfrentam em pelo menos uma das três competições . O alvinegro é líder pelo gols marcados (27 a 25), já que está empatado com os paulistas em pontos (33), vitórias (dez) e saldo de gols (13). O rubro-negro soma 31 pontos.

Ainda sem saber o que poderá acontecer no sorteio da Copa do Brasil, Botafogo e Palmeiras medem forças amanhã, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Em agosto, nos dias 14 e 21, voltam a se enfrentar pelas oitavas de final da Libertadores.

Além das quatro linhas

As três partidas já ganharam um tempero especial. Afinal, o clima de rivalidade entre os clubes vai além das quatro linhas, já que Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e John Textor, dono da SAF alvinegra, têm trocado farpas nos bastidores.

O Flamengo, que na Libertadores terá pela frente o Bolívar-BOL, nos dias 15 e 22 de agosto, vai enfrentar no meio disso tudo — ainda sem saber o adversário na Copa do Brasil —, o Palmeiras, dia 10 ou 11 do próximo mês, no Maracanã, e depois o Botafogo, dia 18, no Estádio Nilton Santos.

A partida de volta contra os bolivianos, na altitude de La Paz (3.600m), será logo após o clássico. O cenário, dependente do resultado no Maracanã, pode fazer com que o técnico Tite poupe alguns titulares no clássico. Além dos dois primeiros colocados do Brasileiro, o Flamengo visita o São Paulo logo no início de agosto.

O outro lado

A virada de mês também pode mexer na briga contra o rebaixamento. Adversários nas oitavas de final da Libertadores — dias 13 e 20 —, Fluminense e Grêmio estão no Z4 do Brasileiro. Os tricolores terão pela frente na competição nacional, por exemplo, o Vasco, que se afastou da “turma da degola” após três vitórias seguidas.

O cruz-maltino visita o Grêmio, em 28 de julho, e faz o clássico diante do Fluminense no fim de semana que antecede o primeiro jogo da Libertadores. Na rodada seguinte, o tricolor recebe o Corinthians, entre as partidas das oitavas, em mais um confronto direto contra o rebaixamento.

Fonte: Extra