Brasileirão vira turno com Palmeiras descolando, mas há seis na perseguição

Quando terminar a partida entre Coritiba e Cuiabá na noite de hoje, metade do Campeonato Brasileiro de 2022 terá terminado. E o cenário do Brasileirão depois de um turno transcorrido tem um Palmeiras com uma "gordurinha" na liderança, mas em um contexto de imprevisibilidade. Esse é o ingrediente que deixa o campeonato ainda mais atraente.

Considerando a matemática e sobretudo o desempenho de quem está no bloco de cima após 19 rodadas, apontar quem vai terminar com o título ou até mesmo dentro do G4 não é exercício dos mais simples.

O time de Abel Ferreira tem quatro pontos de diferença para o segundo colocado, o rival Corinthians . Mas nove pontos é a distância do líder para o sétimo colocado, o Internacional — justamente por causa da derrota de ontem (24) para os palmeirenses no Allianz Parque.

Corinthians, Fluminense, Atlético-MG , Athletico, Flamengo e Internacional, nesta ordem. Cada perseguidor atual do Palmeiras tem motivos para não ser descartado da disputa. O segundo turno, inclusive, vem em um momento no qual reforços oriundos do mercado internacional estão chegando, o que tende a elevar ainda mais o nível dos times.

Olhando para o passado recente, dá para perceber que essa edição tem nível de equilíbrio maior do que algumas edições anteriores:

  • Ao fim do primeiro turno do Brasileirão 2021, nove pontos era a diferença entre o líder Atlético-MG e o quinto colocado (Red Bull Bragantino).
  • Em 2019, a diferença de nove pontos era entre o líder Flamengo e o quarto colocado (Internacional).
  • Em 2020, por outro lado, nove pontos separavam o líder São Paulo do oitavo (Palmeiras). Ou seja, um time a mais do que em 2022 estava mirando a ponta.

Cortar nove pontos ou algo próximo a isso é uma meta realista? Em 2018, a distância do líder para o sexto era de oito pontos. Quem estava na ponta, de novo o São Paulo, não terminou com o título. E foi justamente esse sexto colocado, o Palmeiras, quem ficou com a taça.

Um líder bom para cachorro!

Não é por acaso que o Palmeiras tem quatro pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. Ninguém ganhou mais do que ele: 11 vitórias. Ninguém perdeu menos do que ele: duas derrotas. É o time do melhor ataque (31 gols) e da melhor defesa (13 gols sofridos). É exatamente o roteiro perfeito para ser campeão nos pontos corridos.

Na 19ª rodada, mais uma prova de como esse time custa a deixar pontos pelo caminho. Depois de um primeiro tempo dominando, o Palmeiras viu o crescimento do Internacional e o empate do adversário. Mas com "cabeça fria e coração quente", Gabriel Menino recolocou o time em vantagem, aproveitando cruzamento do lateral-esquerdo Vanderlan.

Não só pelo jogo específico, mas esse Palmeiras tem se sustentado competitivo mesmo em um período de instabilidade de Raphael Veiga. Gustavo Scarpa tomou para si o protagonismo, dando toques de mágica a uma equipe intensa, que tem uma dupla de zaga segura, um dos melhores goleiros do país e aguarda o encaixe dos atacantes recém-contratados, como López e Merentiel.

Espero que o campeonato não seja resolvido pelo VAR nem pelos árbitros, mas pelas equipes. Tenho visto muita confusão pelo VAR".
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, sobre gol de Murilo anulado.

Corinthians não largou como favorito, mas?

O time de Vitor Pereira já chegou a ser líder do Brasileirão no começo. Por inicialmente não ter um elenco teoricamente tão forte quanto os três apontados como favoritos no início do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG), havia quem esperasse uma queda do Corinthians na tabela. O ponto é que ela ainda não aconteceu. O time tem se sustentado próximo ao Palmeiras. Há consistência tática trazida pelo técnico português e esperança de sucesso de contratações da janela atual, como Yuri Alberto e Balbuena.

Ontem, a vitória de virada sobre o Atlético-MG, no Mineirão, mostrou o nível de letalidade desse Corinthians. Não é preciso chutar tantas vezes ao gol ou ser aquele time avassalador, que sufoca o tempo todo. O time foi cirúrgico, deu o bote no momento certo e saiu com o placar de 2 a 1, necessário para se tornar o perseguidor mais próximo ao líder. Fábio Santos fez dois gols e deu o sangue pelo time: levou uma cotovelada de Hulk e ficou com nariz machucado nos instantes finais do jogo.

Fomos durante muitos jogos uma equipe mais resultadista, mas que tinha de garantir os pontos para chegar hoje num ponto de apresentar um futebol de mais qualidade. A tendência é melhorar".
Vitor Pereira, técnico do Corinthians

Dinizismo em alta no Fluminense

Embora o Palmeiras seja o líder e com sua gordurinha, o Fluminense de Fernando Diniz é quem está em viés de alta por mais tempo no Brasileirão. São oito jogos de invencibilidade. Não dá para descartar da disputa um time com um padrão tático e que desenvolveu um DNA de construção tão eficaz. Lá na frente, o artilheiro do Brasileirão: Cano, com 12 gols, e em ótima fase.

Contra o Red Bull Bragantino , o time teve mais uma boa atuação e venceu por 2 a 1 . O sufoco no fim poderia ser evitado, sobretudo se Marrony não tivesse sido expulso. A arbitragem, por outro lado, mostrou uma dose de benevolência com um carrinho dado por Felipe Melo: levou só amarelo. Detalhe: por falta de energia elétrica no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o jogo não teve VAR.

Galo tem Cuca de volta

Turco Mohamed agora é passado. Mas olhar para um período anterior é que faz o Atlético-MG sonhar com uma melhora significativa no returno do Brasileirão. O técnico Cuca está de volta e vai tentar melhorar esse time que até construiu bons resultados na Série A deste ano, mas sem jamais brilhar como na edição passada, quando terminou com o título.

As contratações não param, o elenco parece mais recheado, o que aumenta a responsabilidade de Cuca nessa retomada de trabalho. Assim como o Palmeiras, não há mais Copa do Brasil no calendário do Atlético-MG e isso tem como lado bom a possibilidade de descansar mais o time, comparando com Corinthians, Athletico, Flamengo e Fluminense - concorrentes diretos ainda no torneio nacional mata-mata.

Pedro impulsiona o Flamengo e quer seleção

Não só pelos dois gols que deram ao Flamengo a vitória de virada sobre o Avaí, o fato é que Pedro está com faro apuradíssimo. O técnico Dorival Júnior acertou o time, encontrou espaço para a dupla com Gabigol , deixando Arrascaeta como meia, livre para ser o garçom, enquanto Everton Ribeiro constrói o jogo um pouco mais recuado. Tudo isso ajuda a municiar o centroavante rubro-negro.

A fase é ótima. O Flamengo mostra uma sobrevida no Brasileirão, depois de um primeiro turno de altos e baixos com a passagem de Paulo Sousa. Dos times no atual top-7, o Flamengo é o que mais perdeu: sete derrotas. Mas como empata pouco (três vezes), somou os 30 pontos para estar em sexto atualmente.

A chegada de Dorival foi ótima notícia para Pedro. A meta é dupla: brilhar pelo time e arrumar um espaço na seleção brasileira . A sequência de jogos é o que faltava a ele, que já tinha despertado a admiração de Tite, mesmo no banco. Se Gabigol melhorar a pontaria, a dupla tem potencial para levar o rubro-negro ainda mais alto na tabela.

O Flamengo vendeu o volante Willian Arão, mas trouxe Arturo Vidal. Everton Cebolinha é outro reforço recente, o que ameniza a perda de Bruno Henrique, por lesão.

Até onde vai o Furacão do Felipão?

Cinco rodadas atrás, o Athletico derrotou o Palmeiras no Allianz Parque. Talvez tenha sido a melhor mostra do quanto esse time pode dar trabalho. E muito disso se deve a um ressurgimento de Luiz Felipe Scolari no futebol brasileiro.

O técnico, no entanto, disse após aquela partida que o time não brigava pelo título. De fato, o Furacão perdeu contato com o Palmeiras: a distância é de oito pontos atualmente. Mas é um integrante do bloco que tem potencial para almejar coisas importantes.

O elenco não é tão vistoso. Nesse cenário, dar atenção a Libertadores e Copa do Brasil pode minar as pretensões no Brasileirão. Nesta rodada, que antecede as quartas de final da Copa do Brasil diante do Flamengo, Felipão rodou o time e saiu derrotado pelo Botafogo do Nilton Santos. Jeffinho foi destaque no alvinegro, mesmo precisando de remédio para controlar problemas estomacais ao longo do jogo.

E o Internacional do Mano?

O sétimo clube da lista é o que está há mais tempo sem ganhar o Brasileirão. O Internacional chegou a aparecer dentro do G4, mas viu a concorrência se intensificar. Poderia estar em quarto se tivesse vencido o Palmeiras ontem. Mas, além de não frear o líder, foi ultrapassado pelo Flamengo no número de vitórias.

O time de Mano Menezes perdeu pouco até aqui (três derrotas), mas mostra desequilíbrios que o fizeram acumular nove empates ao longo das 19 rodadas. Para os pontos corridos, isso gera uma estagnação que mina as pretensões no campeonato. No segundo turno, vai ser preciso mostrar repertório melhor e, assim, ir além da "taça sétimo lugar".

Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Fonte: Uol