O Campeonato Brasileiro feminino 2023 começa nesta sexta-feira (24), com a partida entre Santos e Flamengo abrindo a primeira rodada.
Depois de quase dois meses de intervalo, as equipes voltam a reencontrar as torcidas. E isso pode ser bom ou ruim.
Durante o período de pausa no calendário, com Supercopa e data Fifa, muita coisa aconteceu nos clubes brasileiros. O vai e vem do mercado de transferências foi agitado.
Abaixo, o ESPN.com.br fez um panorama sobre cada uma das principais equipes do Brasil na atualidade.
PALMEIRAS
Atual campeão da CONMEBOL Libertadores , o Verdão ganhou reforços de peso. Para o ataque, Yamilla Rodriguez, destaque do Boca Juniors, é o grande nome.
Para a "defesa que ninguém passa", como diz o hino, Sassá, ex-Santos, e Sorriso, ex- Internacional , foram apresentadas. Kate Tapia, ex-Santiago Morning-CHI, chega para o gol, e Juliette deixou o Corinthians para integrar a lateral alviverde.
Além disso, o Palmeiras desbancou os adversários e fechou com Bia Zaneratto por mais uma temporada; Duda Santos, Amanda, Poliana, Katrine, Bruna Calderan e Camilinha são outros nomes que também renovaram.
A má notícia é que a lista de dispensa conta com Jully, Patrícia Sochor, Ary Borges, Day Silva e Julia Bianchi.
CORINTHIANS
Tem notícia melhor do Arthur Elias continuar no comando das Brabas?
As atuais campeãs paulistas perderam Adriana, Mylena e Bianca Gomes. Mas, para tranquilidade dos torcedores, Thamires, Gabi Zanotti e Diany renovaram.
Para animar ainda mais, Duda Sampaio, Bola de Prata de melhor meia-campistas do Campeonato Brasileiro chegou para o Timão. Assim como Belinha e Juliana, ex-Internacional, Carol Tavares, ex-Ferroviária, e Fernanda, ex-Santos, que chegam para reforçar a equipe.
FLAMENGO
Depois de um 2022 abaixo do esperado – perdeu o Campeonato Carioca e caiu nas quartas de final do Brasileirão –, o Flamengo trouxe nomes de peso para a ala defensiva.
Agustina, que deixou o Palmeiras antes da semifinal contra o Corinthians , foi apresentada. Além dela, Barbara, ex-Avaí Kindermann, que possui diversas passagens pela seleção brasileira, é a nova goleira.
Thaís Regina, ex-São Paulo, chega para compor a zaga, e Nath Pitbull, atacante ex-Ceará, promete balançar muito as redes
SANTOS
Vice-campeãs do Campeonato Paulista , as Sereias seguem com Kleiton Lima no comando em 2023.
As caras novas ficam por conta de Yayá, meio-campista de 20 anos e destaque da seleção brasileira sub-20 formada no São Paulo, e a volta da experiente lateral Fabi Simões.
Mais uma boa notícia? Cristiane fica nas Sereias da Vila por mais duas temporadas. Aos 37 anos, atacante foi artilheira do último Campeonato Brasileiro, com 13 gols.
INTERNACIONAL
Maurício Salgado segue no comando das Gurias Coloradas, mas as vice-campeãs do último Brasileirão perderam peças importantes da ótima campanha do ano passado, como Duda Sampaio, Fabi Simões e Sorriso.
A aposta do clube foi na chegada de jogadoras promissoras: Fany Gauto, Belén Aquino e Fabíola Sandoval.
FERROVIÁRIA
As Guerreiras Grenás começam 2023 renovadas. Com a saída de Carol Tavares, Ana Alice, Luciene, Mariana, Lurdinha e Maisa, a Ferroviária foi ao mercado e trouxe nomes como a atacante Lelê, que brilhou no Internacional, Patrícia Sochor, Day Silva, Karen Xavier e Fan Bonfati.
Assim como a goleira da seleção brasileira Luciana, Suzane, Rafa Mineira, Mylena Carioca e Victória Liss são algumas peças importantes que renovaram.
SÃO PAULO
Nada de Formiga! Uma das principais jogadoras do Brasil não renovou com o Tricolor e, até o momento, segue sem time.
Mas animem-se, são-paulinas! As Soberanas chegam para a temporada 2023 sob o comando de Thiago Viana, treinador multicampeão pela base tricolor.
No ataque, reforços de peso como Ariel, ex-Bragantino, e Mariana Santos, ex-Cruzeiro, prometem balançar as redes.
E, claro, as zagueiras Mimi, Pardal, as goleiras Carla Maria e Michelle e as laterais Dani e Fê Palermo seguem na equipe.