A seleção brasileira entra em campo nesta terça-feira, às 20h (de Brasília), contra o Uruguai , em busca de sua quarta vitória em quatro jogos nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022.
Mais do que o bom início do time de Tite, a atenção para a partida no Estádio Centenário, em Montevidéu, também estará na utilização dos jogadores que atuam no Brasil. A quarta será de partidas importantes na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro .
Flamengo , Palmeiras , Atlético-MG e Internacional são os maiores interessados nessa perspectiva, já que terão Everton Ribeiro, Weverton, Guilherme Arana e Thiago Galhardo à disposição da equipe verde e amarela.
Os quatro clubes entram em campo também na quarta, menos de 24h depois do apito final no Uruguai. Flamengo, Palmeiras e Inter decidem seu futuro na Copa do Brasil, enquanto o Atlético defende a liderança da Série A.
O único do quarteto que deve ser titular nesta terça é Everton Ribeiro. Técnico do Flamengo, Rogério Ceni já descartou publicamente o meia para o duelo contra o São Paulo , mas, internamente, os rubro-negros ainda veem chances.
Tudo vai depender do quanto Tite deixa-lo em campo – contra a Venezuela, na última sexta-feira, foram 90 minutos. Um voo fretado pela CBF deixará o jogador já em São Paulo, onde o Flamengo analisará sua condição – é improvável que ele atue na Copa do Brasil.
Menos preocupante é a situação dos outros três, que não devem atuar pela seleção. Weverton, do Palmeiras, é a terceira opção para o gol, enquanto Arana foi chamado para substituir Alex Telles, mas o lateral se recuperou de COVID-19 e também está disponível.
O Palmeiras mandará um avião de sua patrocinadora, a Crefisa, para buscar Weverton e leva-lo a Fortaleza, onde às 19h de quarta o time encara o Ceará . A tendência é que ele seja titular, já que os outros goleiros do clube estão com COVID-19. A equipe alviverde administra uma vantagem de 3 a 0 no duelo da Copa do Brasil.
Já Arana, segundo os planos do Atlético-MG, é outro que estará a disposição para enfrentar o Athletico-PR também na quarta, às 19h, no Mineirão, em jogo atrasado da sexta rodada do Brasileiro.
Por fim, há o caso de Galhardo, que substitui Pedro na seleção brasileira. O atacante do Flamengo foi um dos utilizados por Tite contra a Venezuela, o que deixa em aberto as chances de o artilheiro do Inter ir a campo – o técnico da seleção o elogiou em entrevista na segunda.
Ainda assim, o Inter confia em sua utilização, saindo em voo fretado também direto para Belo Horizonte, onde a equipe encara o América-MG , às 21h30 de quarta. Depois de perder a ida por 1 a 0, os colorados precisam vencer para ir às semifinais da Copa do Brasil.