Na estreia do videocast do GLOBO, "Toca e Passa", que vai ao ar na íntegra nesta sexta-feira, às 15h, e ficará disponível nas plataformas de áudio, José Boto, diretor de futebol do Flamengo , deu sua visão sobre o possível interesse da seleção brasileira em Filipe Luís. O português exaltou o treinador rubro-negro, afirmando que a carreira dele tem as melhores projeções, e disse achar que o melhor caminho é permanecer no comando de um clube.
- Alerta ligado: Flamengo inicia Brasileirão com mesmo número de lesões do fim de 2024
- 'Se ele me deu, vou receber': Pai de Gerson brinca com apelido de 'atleta' vindo de presidente do Flamengo
— Já falamos sobre isso. Filipe (Luís) é um treinador em ascensão. Na minha opinião, tem pela frente uma carreira que vai ser muito, muito, muito boa. Ele é realmente diferenciado. Trabalhei com muitos bons treinadores e consigo reconhecer. Costumo dizer que, com jogadores, já me enganei muitas vezes. Com treinadores, quase nunca me engano, naquilo de projetar as carreiras deles. E ele tem, na minha opinião, tudo para ser um treinador de alto nível, a nível mundial, não só a nível brasileiro — declarou Boto.
Por isso, o português entende que assumir uma seleção seria um "travão" (expressão equivalente a "freio", em Portugal) na carreira de Filipe Luís. Questionado sobre o exemplo de Lionel Scaloni, que começou no sub-20 e logo assumiu a equipe principal da Argentina, o dirigente disse que os dois têm perfis diferentes:
— Qualquer ida para uma seleção neste momento, se fosse a brasileira, se fosse a espanhola, se fosse a portuguesa, seria um "travão" na carreira dele. Vocês não conhecem nenhum treinador que tenha feito carreira, no início, em uma seleção. As carreiras são feitas nos clubes. Scaloni é um treinador de seleção. Vamos ver, com todo respeito por ele, qual vai ser a carreira dele depois da seleção argentina.
Boto contou que aconselhou Filipe a não ir para a seleção brasileira, mas preferiu não revelar qual foi a reação do técnico: se concordou ou não.
— Tem que perguntar a ele — brincou.
Filipe Luís assumiu o comando rubro-negro após a saída de Tite no fim do ano passado e já conquistou três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil de 2025 e Campeonato Carioca de 2025. Em cinco meses, são 19 vitórias, setes empates e apenas uma derrota.
Em mais um ano entre os favoritos ao título do Brasileiro, o Flamengo entra em campo neste sábado, às 21h, no Maracanã, contra o Internacional, pela primeira rodada do campeonato.
Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse