Após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo já planeja os próximos passos no mercado de transferências. Em entrevista à ESPN, o diretor de futebol José Boto confirmou que o clube usará parte dos R$ 151,8 milhões recebidos em premiação para reforçar o elenco, mas de forma criteriosa.
Segundo Boto, a intenção é buscar pontuais ajustes, sem revolução. Um meia, um atacante e possivelmente dois pontas estão no radar.
''Janela vai ser aquilo que necessitamos. Não é gastar dinheiro só porque temos. Vamos com certeza melhorar a equipe em coisas que já tínhamos pensado. Mundial não nos trouxe nenhuma coisa nova naquilo que eram nossas preocupações. E aquilo que faremos é melhorar a equipe e o elenco, que já é muito bom e não há necessidade alguma de fazer uma revolução'', afirmou.
O dirigente afirmou que a experiência no Mundial foi positiva e serviu para medir o nível da equipe diante de adversários de alto escalão, como o Bayern de Munique.
''Balanço positivo, nos pusemos à prova contra equipes de um patamar totalmente elevado e conseguimos competir. Apesar do resultado ontem não ter sido o melhor, fizemos também coisas boas. Salientar que só 4 equipes conseguiram chutar mais no gol do Bayern ao longo da temporada, e nós fomos uma delas. Só 13 equipes tiveram mais posse de bola que o Bayern, e nós fomos uma delas. Isso mostra que o caminho tático que temos é bom. Óbvio que para competir a este nível precisaríamos de outra coisa, mas para nossa realidade, que é para onde vamos voltar agora, não diria que é suficiente, mas é uma experiência totalmente positiva'', declarou.
O dirigente também revelou que amigos europeus ficaram impressionados com a atuação do Flamengo e que, mesmo com a derrota, a equipe apresentou um bom desempenho coletivo.
''Gostaram muito do Flamengo, não só no jogo contra o Chelsea e não só pelo resultado, porque às vezes pode ganhar de uma forma sem encantar as pessoas. Tentamos fazer o mesmo com o Bayern, mas eles foram mais fortes que nós. É dar os parabéns a eles. O que me dizem da Europa é que ficaram muito bem impressionados com o nosso Flamengo'', concluiu.
Boto encerrou destacando que o objetivo é manter a base e qualificar o grupo para seguir competitivo no segundo semestre, que terá Libertadores, Copa do Brasil e a sequência do Brasileirão.