Botafogo-PB calou Flamengo de Zico no Maraca e se gaba por ser 'Matador de Tricampeões'

publicidade

O Botafogo-PB entra em campo na noite desta quarta-feira (29 de maio), contra o Fortaleza , na busca pelo tão sonhado - e inédito - título da Copa do Nordeste . O FOX Sports e o APP FOX Sports transmitem a decisão, ao vivo, a partir de 19h45.

E se a ideia do Alvinegro é fazer história, o FOXSports.com.br volta no tempo e lembra um feito do Belo para lá de especial: há 39 anos, em 1980, o Botafogo-PB derrotava o Flamengo, de Zico, Adílio, Júnior e companhia, em pleno Maracanã. O Rubro-Negro que, no ano seguinte, seria campeão do mundo ao derrotar o Liverpool.

Raimundo Nóbrega, historiador e especialista em Botafogo-PB, colaborou com a reportagem e reviveu uma das maiores façanhas da história do clube. A vitória por 2 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, foi representativa para o futebol paraibano e nordestino como um todo.


(Crédito: Acervo do Jornal A União)

E um personagem que tem brilho nos olhos em relembrar o dia 6 de março de 1980 é Magno Santos Cerqueira, meia-atacante do esquadrão alvinegro que calou o Maracanã. Em João Pessoa, onde vive até hoje, o ex-jogador se emocionou e detalhou cada grande momento daquela partida memorável.

"Tínhamos um time muito forte no norte-nordeste, não fazíamos feio. Quando começou o Brasileiro, muitos não nos conheciam, mas sempre representamos bem nosso Estado. Jogávamos juntos há dois anos. Me honro por ter vestido a camisa do Botafogo-PB", começou Magno.

"Não foi uma surpresa. Estávamos muito preparados. Eles não sabiam nosso valor, não conheciam o Botafogo. Eles ficaram surpresos. Quando notaram o jogo... A bola era a mesma, o campo era o mesmo. Pensavam que iam vencer quando quisessem. Não houve respeito com o próximo", disparou.

Veja a entrevista completa no vídeo acima.

Vivendo um período mágico de sua trajetória, o Belo, treinado por Caiçara, não encontrou moleza naquele Brasileiro. Logo depois do triunfo sobre os cariocas, o time paraibano também superou o Internacional, no Estádio Almeidão, em João Pessoa - ganhando um apelido audacioso.

"Matadores de Tricampeões, foi como nos chamaram, era uma chave muito difícil: Santos de Pelé, Inter de Falcão, o próprio Flamengo de Zico", relembrou o ex-atacante. "Se fosse hoje, com a internet, a informação, nós estaríamos na Seleção Brasileira. Traz água nos olhos relembrar", disse Magno.

Outro que jamais esquece a vitória do Botafogo-PB sobre o Flamengo é Marco Vilarim, torcedor ilustre do Belo em João Pessoa. "Pensando em jogo histórico, veio esse momento, vencemos com gols de Soares e Zé Eduardo, ficou marcado", afirmou mostrando, orgulhoso, quadro com jornal da época.

Se inscreva no canal do FOX Sports Brasil no Youtube

"Momento especial. Espero que possamos mais uma vez fazer história, conquistando a Copa do Nordeste. É muito difícil, mas impossível não. Acredito que faremos uma linda festa nesta quarta, no Almeidão. O mais Belo vai ficar com o troféu", finalizou Vilarim.

No jogo de ida, em Fortaleza, o Leão venceu o Botafogo-PB por 1 a 0, no Estádio Castelão, com gol do atacante Welington Paulista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@foxsportsbrasil) em

Saiba mais:

Crédito da foto: Acervo Jornal O Norte

Fonte: FoxSport