O Botafogo enfrenta um momento desafiador em sua situação financeira, com a venda do jogador Danilo como uma das principais esperanças para a entrada de recursos na Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Conforme informações divulgadas pelo Jornal O Globo, o clube acredita que o interesse por Danilo deverá surgir da Europa após a Copa do Mundo, pois avalia que clubes brasileiros, como Palmeiras e Flamengo, não estão dispostos a pagar entre 35 e 40 milhões de euros pelo atleta.
Danilo foi contratado pelo Botafogo por 24 milhões de euros (aproximadamente R$ 143 milhões), e o pagamento desse valor foi acordado em parcelas, que começaram a ser honradas em junho de 2026. A venda do jogador é considerada crucial para cobrir uma dívida de 24 milhões de euros com o Nottingham Forest, referente à sua própria compra.
Tentativas de Negociação
Antes da Copa do Mundo, Danilo foi oferecido a Palmeiras e Flamengo, mas a expectativa do Botafogo é que as propostas mais atraentes venham do futebol europeu. "Na avaliação da SAF, os clubes nacionais teriam que ter apetite para pagar entre 35 e 40 milhões de euros pelo jogador", destaca o clube. A estratégia do Botafogo é maximizar o lucro na operação para ficar com a maior parte da venda do jogador de 24 anos.
Situação Judicial
O cenário se complica ainda mais devido a uma tentativa frustrada de revender Danilo ao Nottingham Forest, que foi barrada por uma medida judicial em 2026. O Botafogo enfrenta pressão para resolver essa questão financeira, especialmente considerando que ainda restam parcelas a serem pagas pela transferência do jogador.
Com a Copa do Mundo se aproximando, cresce a expectativa em torno do desempenho de Danilo, que pode influenciar seu valor de mercado. O clube espera que uma boa atuação no torneio possa atrair propostas mais vantajosas do exterior.