Botafogo e Flamengo têm aproveitamento menor na temporada sem Tiquinho e Arrascaeta; veja números

Neste sábado, às 21h, Botafogo e Flamengo se reencontram no Brasileirão em momento totalmente diferente do que a partida no primeiro turno. A vitória por 3 a 2 do alvinegro no Maracanã, em abril, dava os primeiros indícios da força do alvinegro, que hoje lidera com sobras o campeonato, enquanto o time da Gávea vivia incertezas após a demissão de Vitor Pereira. Agora, as duas equipes têm ainda outros desafios pela frentes: a dúvida sobre a presença de Tiquinho e o desfalque certo de Arrascaeta.

Principal artilheiro do Botafogo desde Loco Abreu, Tiquinho Soares é o grande nome da temporada, e não é a toa: são 25 gols marcados e duas assistências em 42 jogos. A expectativa é de que ele já esteja recuperado da lesão sofrida no tornozelo esquerdo, e sua presença no clássico de amanhã ainda é incerta. Até agora, o jogador só treinou com as categorias de base, e foi o principal desfalque durante a eliminação da Sul-americana na quarta-feira.

Titular absoluto, Tiquinho soma 3.257 minutos em campo em 42 partidas. Destas, foram 26 vitórias, 10 empates e apenas seis derrotas. O aproveitamento com o atacante em campo é de 69,8%, e sem ele o número cai para 68,1%.

Em média, ele joga 77.5 minutos por partida, e precisa de 98.7 minutos para participar de um gol, o que, contando com os acréscimos, faz as redes balançarem em todas as partidas. No total, participa de 35,5% dos gols do time na temporada.

Se a lesão foi um choque para a temporada de Tiquinho, Arrascaeta já está acostumado a perder jogos pelo Flamengo desde o ano passado. Neste ano, ficou afastado em cinco ocasiões diferentes, todas elas por questões musculares, especialmente na coxa e na região da púbis.

Mesmo assim, quando esteve em campo o meia fez a diferença. Nas 40 partidas em que atuou — o Flamengo já jogou 57 vezes em 2023 —, marcou 12 gols e deu oito assistências. Com a média de 72.7 minutos em campo, ele precisa praticamente do dobro para participar de gols, totalizando 145.3 minutos.

Enquanto os números de participação em gols não são tão expressivos quanto os de Tiquinho, Arrascaeta faz mais a diferença no desempenho geral do Flamengo. Com ele em campo, são 24 vitórias, oito empates e oito derrotas, o que totaliza 66,7% de aproveitamento. Sem o uruguaio, o número é de 62,6%.

Fonte: Extra