Apesar de não ter conseguido conquistar o título do Campeonato Brasileiro , o Botafogo se destacou muito por seu desempenho nas redes sociais durante 2023 e foi o time campeão de interações no acumulado do ano no ambiente digital, com a marca de 23,2 pontos.
O dado é do "Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol", levantamento feito de janeiro a dezembro deste ano pela Cortex , empresa de inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação.
A análise foi realizada a partir de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para coletar e analisar dados em sites de notícias, mídias sociais, perfis, líderes de opinião da imprensa esportiva na internet e pelo público em geral, e mostra que houve mais de 1,4 milhão de publicações sobre os clubes no período.
No estudo, os times recebem uma pontuação que vai de -50 a 50, calculada a partir do desempenho de imagem dos clubes de futebol que estavam na Série A do Brasileirão 2023 por meio de duas frentes: exposição orgânica nas mídias sociais e na imprensa e as repercussões dos perfis oficiais ( Facebook , Instagram , X e YouTube ).
Para compor os cálculos, a Cortex considera as Interações (reações, comentários e curtidas por postagem), Fama (impacto potencial orgânico dos perfis que mencionam os clubes e dos perfis próprios dos clubes) e Mobilização (frequência com que estão sendo mencionados ou com que estão postando em perfis próprios).
A popularidade do Botafogo no ambiente digital se deve ao seu desempenho no Brasileirão, que gerou publicações iniciais sobre a possibilidade de conquista do título do campeonato, assim como sobre decepção, reclamações entre os torcedores e muitos comentários dos torcedores rivais que publicaram inúmeros memes sobre a queda de rendimento do time.
Além do Glorioso, que ficou como 1º no ranking , as duas posições seguintes foram ocupadas por times cariocas, sendo o Vasco da Gama como vice-campeão, com uma pontuação de 20,1 na popularidade, impulsionada pelo influenciador Casemiro, que é vascaíno e ergueu a audiência do time com suas publicações, e o Flamengo na 3ª posição, com 18,1 pontos.
"O Botafogo gerou muitos comentários durante o ano, primeiro pela campanha inicial no Campeonato Brasileiro, em que as menções já falavam sobre a possível conquista do título, alimentado pelos torcedores que publicaram frases como 'Botafogo tá embalado, hein?'. Depois, com a queda de rendimento, os torcedores rivais começaram a replicar os mesmos posts com a inclusão de memes e piadas, o que repercutiu, e muito, o nome do clube no ambiente digital. Ou seja, apesar do resultado no final do campeonato, a popularidade botafoguense prevaleceu, e muito, no acumulado do ano”, explica o diretor de inovação da Cortex , Cláudio Bruno.
Outro time que não teve uma boa campanha no futebol, mas rendeu muitos comentários no ambiente digital foi o Corinthians , que acabou ficando em 4º lugar, com 17,5 pontos, acima de rivais como o Palmeiras , campeão do Brasileirão 2023 e que ficou em 7º lugar, com 3,47 pontos, e do São Paulo , campeão da Copa do Brasil e que teve 10,8 pontos, na 5ª posição.
Segundo a Cortex , um dos possíveis motivos da baixa popularidade do Verdão no ambiente digital é que a torcida está acostumada a disputar títulos nos últimos anos, o que gera pouco engajamento, além de a grande maioria das menções ao clube serem feitas por torcedores rivais.
Já o campeão da CONMEBOL Libertadores , Fluminense , ficou com a 15ª posição de popularidade, com um índice de - 6,56 pontos em relação às menções na internet .
O time só teve um período de melhora da popularidade na 2ª quinzena de outubro e início de novembro, quando disputou a final do torneio internacional, no dia 4 de novembro, contra o Boca Juniors .
Dos quatro times que foram rebaixados neste ano para a Série B , apenas o Santos ficou fora do grupo dos últimos colocados, que tem o Cuiabá , que permanece na Série A, como participante do Z4, junto com Coritiba , América-MG e Goiás .
Classificação de interações dos times em 2023
-
Botafogo : 23,2
-
Vasco : 20,1
-
Flamengo : 18,1
-
Corinthians : 17,5
-
São Paulo : 10,8
-
Athletico-PR : 5,05
-
Palmeiras : 3,47
-
Atlético-MG : -2,98
-
Cruzeiro : -3,43
-
Santos : -3,62
-
Fortaleza : -4,39
-
Bahia : -4,69
-
Internacional : -5,44
-
Grêmio : -6,33
-
Fluminense : -6,56
-
Red Bull Bragantino : -7,82
-
América-MG : -12,4
-
Goiás : -12,5
-
Coritiba : -13,9
-
Cuiabá : -14,2
Metodologia
Para o levantamento, a Cortex analisou a exposição dos times de futebol da Série A do Brasileirão no período de janeiro a dezembro de 2023, por meio de análises das menções sobre os clubes feitas por 65 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 7,5 mil influenciadores nas redes sociais ( Instagram , Facebook , X e YouTube ).
Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de Inteligência Artificial, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real.
Ao todo, foram mais de 1,4 milhão de publicações sobre os times brasileiros.