O Botafogo publicou uma nota oficial neste sábado (17) em que manifesta preocupação com a segurança do clássico que será disputado contra o Flamengo no domingo (18), no Maracanã, pelo Brasileirão . A partida, que terá mando do Rubro-Negro, está marcada para começar às 18h30 (de Brasília).
O Glorioso disse estar preocupado "com a decisão do clube mandante em realizar a venda de ingressos para a sua torcida em um espaço localizado no Setor Sul, o mesmo destinado aos torcedores alvinegros".
"O laudo de segurança do Maracanã explicitamente prevê que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante está comercializando ingressos desde sexta (16) à noite — deve permanecer fechado", acrescentou.
A nota ainda diz que o laudo de segurança está sendo descumprido e que não concorda com essa operação. "O clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio", escreveu.
Por fim, o Alvinegro afirmou que, no jogo de returno, destinará aos flamenguistas o mesmo percentual de carga disponibilizado aos botafoguenses no duelo deste fim de semana, que "seguirá vigilante ao cumprimento das regras" e proteção do torcedor, e que vai acionar a CBF e a Ferj sobre o assunto.
Leia a nota oficial do Botafogo
O Botafogo vem a público manifestar o seu posicionamento sobre a segurança, operação e serviço de jogo divulgado para o clássico contra o Flamengo, neste domingo (18), no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
1 - O Botafogo manifesta a sua profunda preocupação com a decisão do clube mandante em realizar a venda de ingressos para a sua torcida em um espaço localizado no Setor Sul, o mesmo destinado aos torcedores alvinegros.
2 - O laudo de segurança do Maracanã explicitamente prevê que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante está comercializando ingressos desde sexta (16) à noite — deve permanecer fechado.
Há 10 anos, desde o novo Maracanã, essa premissa segue em curso. O laudo de segurança é o documento que resume as condições permitidas aos poderes públicos para a realização das partidas no estádio. Este documento está sendo descumprido.
3 - O Botafogo não concorda com essa operação e não assinou qualquer documento que diga o contrário. O Clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio.
Tal medida agrava desnecessariamente o risco à integridade física e ao bem estar dos torcedores do Botafogo.
4 - Com relação à carga disponibilizada para a torcida do Botafogo na partida, o Clube informa que irá destinar o mesmo percentual no jogo do returno.
5 - O Botafogo seguirá vigilante ao cumprimento das regras e à proteção dos interesses do seu maior patrimônio, o seu torcedor.
6 - O Clube vai acionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FERJ e as autoridades públicas acerca do assunto.
SAF Botafogo