Bombeiros: não há registro de vistoria no local da tragédia no CT do Flamengo

Bombeiros no Ninho do Urubu no dia da tragédia — Foto: Reuters

Bombeiros no Ninho do Urubu no dia da tragédia — Foto: Reuters

O local do incêndio que causou a morte de 10 jovens jogadores das categorias de base do Flamengo jamais foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros. A informação veio da assessoria de imprensa da corporação depois do questionamento do GloboEsporte.com sobre os motivos de o clube não ter a documentação necessária da instituição para o funcionamento do centro de treinamento, conhecido como Ninho do Urubu.

Na nota enviada ao GloboEsporte.com, o Corpo de Bombeiros diz que a vistoria é realizada sempre com no projeto de segurança apresentado pelo clube. No entanto, "a estrutura provisória não constava no projeto e não foi identificada nas áreas vistoriadas".

Questionada sobre o fato de o local jamais ter sido vistoriado, a assessoria repetiu a informação e grafou a frase acima. Procurado, o Flamengo preferiu esperar a reunião desta segunda-feira para se posicionar.

Em 2018, o Corpo de Bombeiros fez três vistorias no Ninho do Urubu e várias pendências foram detectadas pelos responsáveis. Todas são alterações no projeto aprovado: layout do bloco 17, posicionamento e instalação de gerador, ausência de instalação de caixa d’água próxima ao eixo das bombas da casa de máquinas, ausência de hidrante urbano, modificação do projeto da cozinha dos blocos 5, 6 e 7.

Essas pendências são relacionadas à execução do sistema de segurança contra incêndio e pânico. Por isso, o clube não obteve o Certificado de Aprovação para finalmente conseguir regularizar sua documentação e chegar ao alvará de funcionamento.

O Corpo de Bombeiros ainda explicou que não cabe a ele determinar número de portas e janelas para os dormitórios onde estavam dormindo os jogadores na hora do incêndio. Segundo a nota, "o Código de Obras do município e as normas técnicas vigentes regem essa especificação."

Tragédia vista do alto: o incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Agência Estado

Tragédia vista do alto: o incêndio no Ninho do Urubu — Foto: Agência Estado

Confira a nota completa dos Bombeiros

"A vistoria do Corpo de Bombeiros é realizada com base no projeto de segurança apresentado pelo clube e aprovado pela corporação conforme legislação vigente. A estrutura provisória não constava no projeto e não foi identificada nas áreas vistoriadas.

Em casos de processos de regularização, as vistorias são realizadas sob demanda. O responsável pela edificação solicita para comprovação da execução das pendências. Sendo aprovado, é emitido o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Caso contrário, o despacho é indeferido. Em 2018, por exemplo, foram realizadas três vistorias no local.

O Certificado de Aprovação não foi emitido pelo Corpo de Bombeiros por falta de cumprimento pleno da legislação vigente. Existem pendências de execução do sistema de segurança contra incêndio e pânico.

No que diz respeito às pendências listadas para o CT, na última vistoria, são alterações no projeto aprovado como: layout do bloco 17, posicionamento e instalação de gerador, ausência de instalação de caixa d’água próxima ao eixo das bombas da casa de máquinas, ausência de hidrante urbano, modificação do projeto da cozinha dos blocos 5, 6 e 7.

Para entendimento: No caso de dormitórios, não cabe ao Corpo de Bombeiros determinar número de portas e tamanho de janelas, por exemplo. O Código de Obras do município e as normas técnicas vigentes regem essa especificação."

Fonte: Globo Esporte