O Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet é a honraria mais tradicional do futebol brasileiro. E chega neste ano a uma marca incrível: 50 edições. Nada melhor, então, que relembrar a história dessa premiação tão importante. E nada mais justo do que começar com a primeira seleção montada, que pode ser considerada até hoje como uma das melhores de todos os tempos.

A premiação anual foi idealizada pelos jornalistas Michel Laurence e Manoel Motta na revista Placar. Criada logo após a conquista da seleção brasileira na Copa do Mundo do México, em 1970, a Bola de Prata teve cinco nomes convocados por Zagallo entre os primeiros vencedores.

Vale lembrar: a honraria é dada aos jogadores com melhores médias de notas na disputa do Campeonato Brasileiro .

Foram levados em consideração naquele ano de 1970 as atuações dos atletas no torneio Roberto Gomes Pedrosa, que depois foi reconhecido pela CBF e unificado como Brasileiro.

A seleção ficou: Picasso ( Bahia ), Humberto Monteiro ( Atlético-MG ), Brito ( Cruzeiro ), Reyes ( Flamengo ), Everaldo ( Grêmio ), Zanata (Flamengo), Dirceu Lopes (Cruzeiro), Samarone ( Fluminense ), Vaguinho (Atlético-MG), Tostão (Cruzeiro) e Paulo César Caju ( Botafogo ).

Além disso, foi dado o prêmio "Hors Concours" a Pelé ( Santos ), considerado o maior jogador de todos os tempos. As médias finais dos jogadores não eram divulgadas. Vale ressaltar que a premiação do Bola de Ouro, dada ao jogador com maior média do torneio, só foi criada em 1973.

Destes 12 jogadores, Everaldo, Brito, Tostão, Caju e Pelé estiveram na conquista do tricampeonato mundial.

Mas o curioso é pensar que todos os campeões do mundo de 1970 – incluindo o técnico Zagallo - estavam naquele Robertão, que foi vencido pelo Fluminense. Na equipe das Laranjeiras estavam o goleiro Félix e o defensor Marco Antônio, que venceram a Copa com o Brasil, mas não faturaram a Bola de Prata.

O que só aumenta os feitos de Picasso, Humberto Monteiro, Reyes, Zanata, Dirceu Lopes, Samarone e Vaguinho, que desbancaram os grandes nomes do Mundial, como Carlos Alberto, Gérson, Rivellino, Jairzinho e cia.

Veja a primeira seleção do Bola de Prata:

Picasso (Bahia), Humberto Monteiro (Atlético-MG), Brito (Cruzeiro), Reyes (Flamengo), Everaldo (Grêmio), Zanata (Flamengo), Dirceu Lopes (Cruzeiro), Samarone (Fluminense), Vaguinho (Atlético-MG), Tostão (Cruzeiro) e Paulo César Caju (Botafogo).

Pelé (Santos) recebeu o prêmio de Hors Concours.

Veja em qual clube cada campeão da Copa de 70 atuava no Robertão:

Goleiros
Félix: Fluminense
Ado: Corinthians
Leão: Palmeiras

Defensores
Brito: Cruzeiro
Piazza: Cruzeiro
Carlos Alberto: Santos
Marco Antônio: Fluminense
Baldocchi: Palmeiras
Fontana: Cruzeiro
Everaldo: Grêmio
Joel: Santos
Zé Maria: Corinthians

Meio-campistas
Clodoaldo: Santos
Gérson: São Paulo
Rivelino: Corinthians
Paulo César: Botafogo

Atacantes
Jairzinho: Botafogo
Tostão: Cruzeiro
Pelé: Santos
Roberto: Botafogo
Edu: Santos
Dario: Atlético Mineiro