Com a eliminação do Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final da
Copa Libertadores
, diante do São Paulo, o Boca Juniors garantiu presença do
Mundial de Clubes
de 2025, nos EUA. O clube argentino conquistou a penúltima vaga sul-americana para o torneio, via ranking da Conmebol.
O Nacional era a única equipe que poderia alcançar a pontuação do Boca Juniors no ranking, mas com a eliminação na Libertadores não tem mais chances de ultrapassar os Xeneizes.
Congratulations to @BocaJrsOficial on qualifying for the FIFA Club World Cup 2025! 👏
Boca’s consistency in @TheLibertadores between 2021 and 2023 earned them 71 ranking points. Following results in South America this week, the Xeneizes are now assured of a place at next year’s… pic.twitter.com/JDTVwpVtQJ
— FIFA (@FIFAcom) August 23, 2024
Com isso, cinco das seis vagas destinas à América do Sul foram preenchidas. Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate e Boca Juniors vão disputar o Mundial de Clubes no ano que vem. A última vaga restante vai para o campeão dessa edição da Libertadores.
São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Colo-Colo, do Chile, e Peñarol, do Uruguai, seguem vivos na disputa pela Glória Eterna e podem garantir a última vaga para o Mundial, caso levantem a taça. Em caso de título de Flamengo, Fluminense ou River Plate (que também seguem na disputa das quartas de final), mais uma vaga via ranking será aberta e, nesse caso, o Olímpia, do Paraguai, carimba seu passaporte para os EUA.
Como Palmeiras, Flamengo e Fluminense já tem vaga para o novo torneio internacional da Fifa, como campeões de edições passadas da Libertadores, nenhum clube brasileiro pode mais se classificar através do ranking.