A adoção de biometria facial para os jogos do Flamengo no Maracanã começou nesta quarta-feira, quando o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo em clássico pela sétima rodada do Carioca.
A operação foi iniciada com nove catracas, todas no setor Maracanã Mais. O sistema será o mesmo no jogo do próximo sábado, entre Flamengo e Volta Redonda, mas a partir do duelo com o Boavista, no dia 17, já haverá uma expansão.
- Começamos hoje (quarta) a implementação aqui no Maracanã. Hoje estamos fazendo somente o Maracanã Mais. Estamos esperando duas mil pessoas. O processo é muito simples: a pessoa se cadastra pelo próprio celular na hora da compra do ingresso. Há um QR code na tela, ela faz o cadastro dela, tira uma foto e coloca um documento oficial.
- A gente faz a comparação desse documento com a foto dela e se tiver tudo ok, essa pessoa está cadastrada para entrar no estádio por biometria facial - explicou Ricardo Cadar, CEO da Bepass, empresa responsável pela implementação de biometria facial no Maracanã.
De acordo com Cadar, a ideia é que a empresa, em conjunto com o Flamengo , consiga implementar o uso de biometria facial em todas as entradas do Maracanã em breve.
- Estamos fazendo só o Maracanã Mais. No próximo sábado será só no Maracanã Mais. E no próximo jogo do Flamengo (dia 20, contra o Boavista) será todo o portão A. A partir daí vamos implantando jogo a jogo e aumentando essa capacidade para que a gente possa ter o estádio inteiro com biometria facial no máximo em quatro meses.
A Secretaria de Segurança Pública assinou Acordo de Cooperação Técnica com o consórcio que administra o Maracanã pela adoção da biometria facial. Em nota oficial, a secretaria destacou a possibilidade de impedir fraudes. Confira:
"A secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e o consórcio que administra o Maracanã assinarão Acordo de Cooperação Técnica para utilização do sistema de reconhecimento facial no estádio. O sistema, que será testado nesta quarta-feira (7/2), já foi utilizado em jogos em São Paulo e tem muito a contribuir com a segurança nos estádios.
A utilização desta tecnologia irá inibir a possibilidade de fraude, já que utiliza identificação biométrica no momento da compra do ingresso, e permitirá também a captura de criminosos com mandados de prisão ou pessoas com restrições na Justiça, logo após passarem pela catraca eletrônica".
CONFIRA NOTA SOBRE O FUNCIONAMENTO
Como funciona?
São basicamente três passos:
Cadastro da biometria facial - de qualquer lugar, como o próprio celular, intuitivo e feito em menos de 10 segundos.
Reconhecimento imediato - identificação rápida e segura nos equipamentos em até 3 segundos.
Com estas soluções, o Flamengo espera oferecer para os torcedores rubro negros:
●segurança (validação e identificação de quem acessa o local, impossibilitando a fraude no acesso);
●agilidade (leitura da face em menos de três segundos);
●comodidade (sem perda de tempo ou necessidade de emissão de crachás, cartões ou QRCodes);
●LGPD (alinhamento com os mais rígidos padrões de segurança de dados e legislações brasileira e europeia).
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv