Em uma decisão que reflete a cautela necessária na gestão de atletas, Marcelo Bielsa anunciou nesta sexta-feira (29) que não convocará Nicolás De La Cruz para a Seleção Uruguaia. O treinador argentino enfatizou a importância de o meia retomar sua plena condição física antes de ser integrado novamente ao elenco nacional. Desde seu retorno ao Flamengo, em 17 de agosto, De La Cruz participou de apenas dois jogos, totalizando 45 minutos em campo.
A recuperação de De La Cruz
Bielsa explicou que a decisão de não convocar o jogador está alinhada com a necessidade de garantir que ele complete 90 minutos em partidas oficiais. "O processo com De La Cruz é assim: ele não vai ser convocado, evidentemente entendemos que está saudável e o vimos jogar nos jogos posteriores à recuperação da lesão que o deixou indisponível. Jogou segmentos de 20 minutos, 30 minutos e jogou 50 minutos em dois jogos depois que voltou, mas acreditamos que o melhor é concluir sua reintegração competitiva no clube", afirmou o treinador.
O volante uruguaio se recuperou de uma inflamação no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados entre junho e agosto. Sua volta, no entanto, foi marcada por uma polêmica envolvendo o ex-médico José Luiz Runco, que foi demitido após afirmar que De La Cruz tinha uma lesão "crônica e irreparável". Essa declaração gerou revolta entre jogadores, comissão técnica e diretoria, levando até empresários do atleta a considerar ações legais contra Runco. O apoio do elenco, especialmente de Filipe Luís, foi fundamental para que De La Cruz pudesse retornar ao Flamengo.
A estratégia de Bielsa
Bielsa deixou claro que intervirá no processo de recuperação do jogador apenas se ele não conseguir manter uma sequência regular no clube. O treinador acredita que respeitar o cronograma do Flamengo é crucial para garantir que De La Cruz atue em alto nível. "Se não cumpre o processo em seu clube por qualquer motivo, eu, que dou muitíssimo valor a ele e considero jogador capital da equipe, tentarei ajudar. Mas o problema com a seleção tem suas matizes, porque chega num domingo e joga quinta, como nesse caso, é possível fazer preparação mais longa para o segundo jogo", explicou Bielsa.
O foco agora é permitir que De La Cruz trabalhe intensamente no Flamengo durante os 14 dias de pausa para a Data FIFA. Após o confronto contra o Grêmio, no domingo (31), o Flamengo só voltará a jogar no dia 14 de setembro.
Expectativas para a convocação de outros jogadores
Embora De La Cruz não tenha sido convocado, a expectativa é de que Bielsa mantenha outros jogadores do Flamengo na Seleção Uruguaia. Nomes como Varela, Viña e Arrascaeta devem ser confirmados na lista, que será divulgada na apresentação da equipe. O Uruguai enfrentará Peru e Chile nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo, com os jogos marcados para os dias 4 e 9 de setembro. A seleção já está garantida no Mundial de 2026, restando apenas definir sua posição final na tabela.