Enquanto muitas das famílias dos garotos mortos no incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo , seguem há um ano ainda tentando entrar em acordo por indenização com o clube, os times das categorias de base rubro-negras tiveram uma temporada repleta de bons resultados.
Os 27 títulos conquistados no ano, superando a marca de 21 de 2018, até então o melhor resultado da agremiação, contrastam com o sentimento de tristeza que prevaleceu entre as pessoas que conheceram de perto os garotos. Apenas a equipe sub-14 passou 2019 sem conquistas.
Atualmente no Red Bull Brasil, onde coordena a equipe Sub-23, que disputa a Série A-2 do Paulista, Léo Inácio lembra-se da época do acidente e de como a tristeza tomou conta do clube.
"Eu estava em Porto Alegre e voltei imediatamente para o Rio", conta ele, que foi coordenador das categorias de base antes de integrar a diretoria de integração rubro-negra, que prepara os jogadores para se juntarem ao elenco principal.
"Foram dias e dias de um clima muito triste. Estávamos todos abalados", relembra-se.
Na época do incêndio, Mario Jorge, técnico da categoria Sub-15, na qual a maior parte dos meninos vitimados atuava, expressou sua dor dizendo sentir-se como se tivesse perdido "dez filhos".
Por outro lado, ele ainda tinha sob seu comando outros tantos garotos, para os quais o sonho da profissionalização seguia vivo.
50 dias depois da tragédia, o Sub-15 do Fla já estava em campo pelo Campeonato Carioca da categoria. Na estreia, contra o Bangu, os rubro-negros fizeram 8 a 0.
Sub-13 e Sub-15 são campeões da Aldeia Cup e aumentam recorde de títulos da base rubro-negra em 2019! #GarotosDoNinho 🔴⚫️
— Flamengo (@Flamengo) December 14, 2019
👉 https://t.co/wzpy5bqjvK
📸 Emanuel Guerra pic.twitter.com/aezRrtiKjN
Cauan Emanuel, um dos três sobreviventes hospitalizados após o incêndio, não apenas entrou em campo, como também anotou dois gols e uma assistência.
A sequência de goleadas seguiu: 5 a 0 na Portuguesa-RJ, 8 a 0 no Barra da Tijuca, 6 a 0 no Boavista, entre outras vitórias, empates e derrotas. Por fim, o título estadual não veio. O Vasco sagrou-se campeão, em outubro.
Seguir jogando, o que poderia parecer insensibilidade, era lido como forma de homenagem pelos garotos que seguiram. Era para os colegas que perderam a vida, que os jogadores dedicavam seus gols e resultados positivos.
Em 12 de dezembro, veio a única conquista da categoria no ano, a Aldeia Cup, em Camaragibe, Pernambuco. Dois meses após o fim do estadual, os rubro-negros bateram o Retrô-FC, anfitrião da disputa (2 a 0) para levantar a taça.
Na sexta-feira (7), o ESPN.com.br conversou com o técnico Mario Jorge, do sub-15 flamenguista, para entender como era o sentimento, um ano depois, aos relembrar a morte dos dez garotos.
Mas o treinador não foi autorizado pelo clube a conceder entrevistas. Nem ele, nem qualquer outro profissional das categrias de base da agremiação.
Mas, à organização da Aldeia Cup, na época da conquista, Jorge se disse "feliz e orgulhoso em terminar a temporada mais difícil da história do clube podendo contribuir, demonstrando nosso enorme poder de superação".
Números superlativos
No ano de 2019, o Flamengo conquistou cinco títulos internacionais, entre eles o bicampeonato invicto do Mundial de Dubai na categoria Sub-16.
Reinier, hoje jogador do Real Madrid, foi um dos destaques. Foi justamente sobre a equipe espanhola que a conquista veio, nos pênaltis, após empate por 1 a 1.
Vamos em frente ! pic.twitter.com/f3e7v3a608
— MarcosBraz (@marcosbrazrio) April 19, 2019
Houve também a conquista de três títulos nacionais inéditos: os Brasileiros Sub-17 e Sub-20, e a Supercopa Sub-20, que garantiu ao clube a vaga na Copa Libertadores da América 2020.
A única categoria da base do Flamengo que não conquistou nenhum troféu foi a sub-14.Flamengo
Veja abaixo a listagem com todas as conquistas da base rubro-negra em 2019:
Sub-20: Campeão Taça Guanabara Bicampeão Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) Bicampeão Estadual Campeão Brasileiro Campeão Supercopa do Brasil (Vaga na Taça Libertadores da América 2020)
Sub-17: Campeão Brasileiro Campeão MU Summer Tournament (Inglaterra) Campeão Taça Rio Campeão Carioca de Futsal
Sub-16: Bicampeão Mundial (Dubai) Campeão Puskas Kupa (Hungria) Campeão Verona Cup (Itália)
Sub-15: Campeão Aldeia Cup
Sub-13: Campeão Aldeia Cup
Sub-12: Campeão IberCup Porto Alegre (Torneio Internacional) Campeão IberCup São Paulo Campeão Carioca de Futsal Campeão Metropolitano
Sub-11: Campeão Taça Os Donos da Bola Campeão Futsal Torneio de Camboriú
Sub-10: Campeão Copa Dente de Leite Campeão Carioca de Futsal
Sub-9: Campeão Go Cup
Sub-8: Campeão Estadual de Futsal
Sub-7: Campeão Novos Talentos Campeão Carioca
Sub-6: Campeão Carioquinha