O técnico Maurício Barbieri comandou um treino tático na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, e deu sinais claros de que ainda não sabe qual escalação que pretende utilizar no duelo contra o São Paulo, programado para o dia 18 de abril, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o treinador ainda convive com indefinições sobre o plantel e tem muitos desfalques.

Na janela de transferências o Flamengo perdeu o volante Jonas, que se transferiu para o futebol árabe, os meias Vinicius Júnior, que teve apresentação antecipada pelo Real Madrid, e Everton, que passou a defender justamente o São Paulo, e o atacante Felipe Vizeu, que vai jogar na Udinese da Itália. Além deles, o Flamengo não terá neste jogo o volante colombiano Gustavo Cuéllar e o atacante Henrique Dourado, suspensos por terem sido expulsos no empate por 1 a 1 com o Palmeiras.

Barbieri ainda não sabe também se terá o atacante peruano Paolo Guerrero, com contrato até 10 de agosto, mas vivendo ainda a incerteza sobre a punição por um suposto caso de doping, e o novo reforço, o artilheiro colombiano Fernando Uribe, que depende da regularização de sua documentação na CBF.

No treino desta quarta-feira, Barbieri iniciou a atividade com Diego Alves, Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Marlos Moreno; Henrique Dourado e Paolo Guerrero. Depois, sabendo que não terá Dourado, utilizou o volante Rômulo no setor.

Outras variações foram testadas, incluindo a entrada do jovem Lincoln, revelado bas categorias de base, no lugar de Guerrero. Gustavo Cuéllar foi testado também na zaga do time reserva, mas apenas no campo das observações.

Porém, hoje, a mais provável escalação tem: Diego Alves, Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Rômulo, Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Marlos Moreno; Paolo Guerrero. Nesta quinta-feira o plantel volta a treinar pela manhã.

Fora de campo a diretoria tenta agilizar a contratação do atacante holandês Ryan Babel, que está defendendo as cores do Besiktas da Turquia. O assunto deve evoluir positivamente até o fim desta semana.