Luiz Eduardo Baptista será empossado como novo presidente do Flamengo hoje, às 20h, no salão nobre da Gávea, ao lado de seu vice Flávio Willeman. E o primeiro movimento da nova administração será tomar pé da situação financeira e iniciar uma devassa nas contas do clube.
A ideia era ter conseguido acessar documentos logo após a eleição, no dia 10 de dezembro, mas o presidente Rodolfo Landim não quis antecipar a transição. Bap deve anunciar os membros do Conselho Diretor e o CEO, assim como José Boto para o futebol.
O primeiro grupo vai se debruçar nos contratos e nos balanços do Flamengo para entender a movimentação necessária para começar a trabalhar para o planejamento do futebol em 2025. Bap se queixou dos dias perdidos pela atitude de Landim, e corre contra o tempo.
O Conselho Deliberativo, cujo presidente eleito, Ricardo Lomba, foi apoiado por Bap, vai criar uma comissão de finanças, que também avaliará os balanços e pareceres das contas de Landim. Durante a campanha Bap e seus apoiadores já questionavam o orçamento de 2025, sem dinheiro em caixa.
Por conta disso, a nova gestão do Flamengo promete fazer movimentos modestos em relação a contratações para o começo da próxima temporada. A previsão do orçamento até agora é investir 20 milhões de euros em reforços, mas vender mais, 30 milhões de euros, para recompor o caixa.